Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19.

Francisco Ramos, coordenador do plano de vacinação, considerou que esta é “provavelmente a mais importante” alteração ao plano de vacinação do país, uma decisão justificada pelo aumento da incidência da doença.

“Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também nesta fase 1 todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham”, adiantou Francisco Ramos, que falava em Lisboa durante a apresentação da actualização do plano de vacinação.

De acordo com a revisão, está prevista a vacinação ainda no decurso da primeira fase – que se estende até Abril – de 670 mil pessoas com 80 ou mais anos. A ‘taskforce’ responsável pelo processo estima que até ao final de Março existam já 170 mil pessoas dentro deste grupo com a vacinação completa e outras 170 mil apenas com a primeira toma da vacina.

“Foi possível perceber neste tempo de pandemia que era importante incluir o grupo dos idosos com mais de 80 anos, em função dos níveis de evolução da pandemia e do nível de severidade atingido nesta altura”, reiterou Francisco Ramos.

Paralelamente, o coordenador explicou a alteração introduzida no plano de vacinação com o reforço das metas definidas pela Comissão Europeia na última semana, que apontou à vacinação de pelo menos 80% das pessoas com mais de 80 anos e os profissionais de saúde contra a covid-19.

“Aquilo que temos garantido são 2.214.000 doses a receber até final de Março. Para atingir este objectivo vamos precisar de 1.642.000 doses para vacinar por completo 800 mil pessoas e 520 mil para iniciar a vacinação. É possível atingir este objectivo com as doses que temos contratadas com a Pfizer, a Moderna e na expectativa de que a vacina da AstraZeneca seja aprovada”, notou, assumindo que a aprovação possa ocorrer esta sexta-feira pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Já sobre eventuais casos de pessoas com 80 ou mais anos que estejam acamadas em casa, Francisco Ramos assegurou que “haverá equipas de vacinação ao domicílio”, mas salientou que se trata de “um esforço suplementar e que a nível local terão de ser encontradas essas soluções”.

Leia também...

Unidade de Saúde de Marinhais com espaço “Brinca no Centro” dedicado às crianças

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos –…

Casimiro Ramos é o novo presidente do Conselho de Administração do CHMT

Casimiro Francisco Ramos foi nomeado pela tutela para presidir ao Conselho de…

Quatro urgências de obstetrícia/ginecologia e uma de pediatria encerradas hoje

Quatro urgências de obstetrícia e ginecologia e uma urgência de pediatria estão…

Santarém contabiliza sete novos casos de Covid-19 e incidência cumulativa sobe para 101

O concelho de Santarém somou esta quarta-feira, 2 de Junho, sete novos…