Tomar associa-se no próximo sábado às celebrações dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais que, sob o título genérico de Jornadas Gualdinianas, tem vindo a decorrer em vários dos locais por onde passou o fundador do Castelo, precisamente na data, 13 de Outubro, em que passam 823 anos sobre o seu falecimento.

A iniciativa começa às 11 horas da manhã, junto à estátua do mestre dos Templários, na Praça da República, com apresentação por Carlos Trincão que, uma hora depois, guiará também a visita ao túmulo do guerreiro e à igreja de Santa Maria dos Olivais.

Às 13 horas haverá um almoço na Cafetaria do Convento de Cristo (momento com inscrições limitadas a fazer pelo e-mail turismo@cm-tomar.pt e com o custo de 20 euros).

Da parte da tarde, Ernesto Jana guiará uma visita à Charola do Convento de Cristo e ao Castelo Templário, pelas 15 horas, seguindo-se, às 16, a apresentação, no Scriptorium do Convento de Cristo, dos livros “O Mestre Templário na Fundação de Portugal” de Joaquim Nunes e “O Fronteiro de Deus – A vida heróica de Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal” de Fernando Pinheiro.

Haverá ainda animação no Convento e no Castelo Templário a cargo da associação Thomar Honoris.

Leia também...

CIJVS lança livro “O reinado de D. António, Prior do Crato, Volume I (1580-1582)”

A 2ª edição do livro “O reinado de D. António, Prior do…

Projecto cultural leva teatro às freguesias de Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram…

Fadista Duarte actua no Festival 4 Tons em Alpiarça

O fadista Duarte, que em Março último editou o álbum “No Lugar…

“Coisinha Sexy” estreia em Santarém

Integrado no programa da Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, o…