Tomar associa-se no próximo sábado às celebrações dos 900 anos do nascimento de D. Gualdim Pais que, sob o título genérico de Jornadas Gualdinianas, tem vindo a decorrer em vários dos locais por onde passou o fundador do Castelo, precisamente na data, 13 de Outubro, em que passam 823 anos sobre o seu falecimento.

A iniciativa começa às 11 horas da manhã, junto à estátua do mestre dos Templários, na Praça da República, com apresentação por Carlos Trincão que, uma hora depois, guiará também a visita ao túmulo do guerreiro e à igreja de Santa Maria dos Olivais.

Às 13 horas haverá um almoço na Cafetaria do Convento de Cristo (momento com inscrições limitadas a fazer pelo e-mail turismo@cm-tomar.pt e com o custo de 20 euros).

Da parte da tarde, Ernesto Jana guiará uma visita à Charola do Convento de Cristo e ao Castelo Templário, pelas 15 horas, seguindo-se, às 16, a apresentação, no Scriptorium do Convento de Cristo, dos livros “O Mestre Templário na Fundação de Portugal” de Joaquim Nunes e “O Fronteiro de Deus – A vida heróica de Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal” de Fernando Pinheiro.

Haverá ainda animação no Convento e no Castelo Templário a cargo da associação Thomar Honoris.

Leia também...

Revista à Portuguesa sobe ao palco na Casa do Povo do Cartaxo

A revista à portuguesa “Recordar o Passado”, vai estar em cena na Casa do Povo do Cartaxo no próximo dia 30 de Novembro, às…

Museu e monumentos de Torres Novas reabrem parcialmente

O Museu Municipal Carlos Reis, o sítio arqueológico de Vila Cardílio e o Castelo de Torres Novas reabriram na segunda-feira, 18 de Maio, parcialmente,…

Moonspell dia 3 de Agosto em Santarém com a primeira parte a cargo dos Vulture

Os Moonspell vão actuar, no próximo dia 3 de Agosto, pelas 21h45, na ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém, num concerto de apresentação do…

Centro Cultural do Entroncamento recebe Concerto de Natal “Hino de Amor”

No próximo dia 15 de Dezembro, pelas 21h30, o Centro Cultural recebe o Concerto de Natal “Hino de Amor”, inspirado no poema de João…