Foram assinados no início deste mês, no salão nobre dos Paços do Concelho, dois protocolos de cooperação tripartidos que prevêem a continuidade da empresa Softinsa em Tomar por mais dez anos e a instalação de uma nova empresa, a Kyntech Services, Lda., também por dez anos.

Na prática, o Município e o Instituto Politécnico de Tomar renovam o protocolo de cooperação estabelecido com a Softinsa, que garante actualmente cerca de 400 postos de trabalho no CENIT (Centro de Inovação e Tecnologia), espaço que vai acolher também a Kintech, igualmente uma empresa do universo IBM, que começará a funcionar em Setembro, prevendo chegar aos cem postos de trabalho no próximo ano.
Fundamental neste processo, como referiu a presidente da Câmara, Anabela Freitas, é o espírito de parceria desde logo entre a autarquia e o IPT, e destes com as empresas. É possível, assim, que a instituição de ensino superior responda às solicitações daquelas, que por seu lado garantem a manutenção dos alunos em Tomar após a sua formação.

Salientou ainda que o Município está atento também à necessidade de garantir arrendamento acessível para permitir a fixação dos jovens quadros qualificados.
E o resultado de quase uma década de Softinsa em Tomar, segundo Henrique Mourisca, director da empresa, é que este é um dos melhores centros do género em Portugal, afirmação mensurável em números: os pouco mais de uma centena de trabalhadores iniciais, já são agora quatro centenas.

Sucesso que Francisco Caeiro, que assinou o protocolo em nome da Kintech, espera vir a ultrapassar, tanto mais que as duas empresas tecnológicas não são concorrentes mas sim complementares.

Para José Eduardo Fonseca, que esteve na sessão em representação da IBM, Tomar é um excelente exemplo do resultado destas parcerias, tendo enfatizado a importância de manter na cidade aqueles que aqui fazem a sua formação.

Um compromisso com o qual João Coroado, presidente do Instituto Politécnico, se compromete, afirmando que aquele estabelecimento de ensino superior continuará a cooperar no sentido de atrair para o concelho alunos e empresas.

Leia também...

“O Trabalho em parceria está no ADN da APRODER”

Com quase três décadas de existência, a Associação para a Promoção e…

“O meu sucesso advém do professor que tive, o meu pai”

Ligada à firma J.M. Cordeiro, que se dedica à comercialização de combustíveis,…

CAP discute gestão dos caudais do Tejo na Adega Cooperativa de Almeirim

A Direção da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal vai reunir…

Reabilitação do ramal ferroviário de Tomar está concluída

Os trabalhos de reabilitação de via no Ramal de Tomar foram concluídos,…