Foram assinados no início deste mês, no salão nobre dos Paços do Concelho, dois protocolos de cooperação tripartidos que prevêem a continuidade da empresa Softinsa em Tomar por mais dez anos e a instalação de uma nova empresa, a Kyntech Services, Lda., também por dez anos.

Na prática, o Município e o Instituto Politécnico de Tomar renovam o protocolo de cooperação estabelecido com a Softinsa, que garante actualmente cerca de 400 postos de trabalho no CENIT (Centro de Inovação e Tecnologia), espaço que vai acolher também a Kintech, igualmente uma empresa do universo IBM, que começará a funcionar em Setembro, prevendo chegar aos cem postos de trabalho no próximo ano.
Fundamental neste processo, como referiu a presidente da Câmara, Anabela Freitas, é o espírito de parceria desde logo entre a autarquia e o IPT, e destes com as empresas. É possível, assim, que a instituição de ensino superior responda às solicitações daquelas, que por seu lado garantem a manutenção dos alunos em Tomar após a sua formação.

Salientou ainda que o Município está atento também à necessidade de garantir arrendamento acessível para permitir a fixação dos jovens quadros qualificados.
E o resultado de quase uma década de Softinsa em Tomar, segundo Henrique Mourisca, director da empresa, é que este é um dos melhores centros do género em Portugal, afirmação mensurável em números: os pouco mais de uma centena de trabalhadores iniciais, já são agora quatro centenas.

Sucesso que Francisco Caeiro, que assinou o protocolo em nome da Kintech, espera vir a ultrapassar, tanto mais que as duas empresas tecnológicas não são concorrentes mas sim complementares.

PUBLICIDADE

Para José Eduardo Fonseca, que esteve na sessão em representação da IBM, Tomar é um excelente exemplo do resultado destas parcerias, tendo enfatizado a importância de manter na cidade aqueles que aqui fazem a sua formação.

Um compromisso com o qual João Coroado, presidente do Instituto Politécnico, se compromete, afirmando que aquele estabelecimento de ensino superior continuará a cooperar no sentido de atrair para o concelho alunos e empresas.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…