Decorreu, no dia 11 de Novembro, no Largo dos Combatentes, em Torres Novas, uma cerimónia evocativa dos 100 anos de Armistício e homenagem aos combatentes da Grande Guerra.

Às 11h, em Torres Novas e por todo o mundo, os sinos das igrejas tocaram a rebate, uma iniciativa simbólica para lembrar precisamente a hora em que em 1918, há cem anos atrás, se declarava o cessar-fogo da Primeira Guerra Mundial.

Nesta cerimónia, organizada pelo Município de Torres Novas e pelo Núcleo de Torres Novas da Liga dos Combatentes, representada pelo seu presidente, General Abel Lemos Caldas, o Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, relembrou no seu discurso que este dia, simbólico do renascer da paz, de uma guerra em que milhares de soldados sobreviveram e outros perderam a sua vida, “merece uma reflexão muito mais profunda”, sobretudo dos mais jovens que são o futuro das nações”.

No seu discurso, Pedro Ferreira lembrou também os milhares de militares portugueses que perderam a sua vida em combate, e nos quais se incluem muitos torrejanos: “Gente simples, muitos do meio rural do nosso concelho, onde a Guerra os reclamou e os retirou da tranquilidade do amanho das terras e do carinho de um lar com muitos filhos, para uma primeira linha de fogo e de gases, onde a grande maioria deles, de guerra só ouviam falar e de armas pouco ou nada sabiam utilizar”.

Nesta efeméride, que Pedro Ferreira definiu como marcante, o presidente da autarquia deixou um apelo a todos os governantes: que se descubra um caminho sempre pautado pela geração de consenso “Para que não voltemos a comemorar mais Dias de Armistícios”.

O presidente da câmara municipal e o presidente do núcleo de Torres Novas da Liga dos Combatentes depositaram flores junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.

Leia também...

Três detidos em flagrante por furto em anexo de residência

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Abrantes deteve, no dia 20 de março, em flagrante três homens, com idades compreendidas…

Rui Leitão eleito para o Conselho Executivo da Federação Internacional de Teqball

A FITEQ – Fédération Internationale de Teqball, com sede na Hungria, realizou a sua Assembleia Geral no último Domingo, dia seguinte à final do…

GNR recupera obras de arte furtadas

A GNR recuperou obras de arte furtadas, no dia 4 de Janeiro, no concelho de Vila Nova da Barquinha. Segundo o Comando Territorial de…

Detido pela PSP com 13 plantas de canábis

Um homem de 39 anos de idade foi detido pelo crime de tráfico de estupefacientes, no passado dia 6 de Outubro, em Tomar. Segundo…