Foto: Município de Torres Novas
Foto: Município de Torres Novas

Decorreu ontem, dia 6 de Setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a sessão de apresentação do programa «Bairros Comerciais Digitais», iniciativa promovida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que procura promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio.

Serão abrangidos por este programa 25 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelo país, com o objetivo de modernizar o comércio de proximidade. Num total de 160 candidaturas recebidas, com o investimento elegível de 77,5 milhões de euros, foram aprovados 95 projectos, incluindo o «Projeto Vila» em Torres Novas.

A sessão de apresentação contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. Na entrega da declaração de compromisso aos promotores, realizada pela diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, o Município de Torres Novas e o «Projeto Vila» estiveram representados pela vereadora Elvira Sequeira.

Com uma dotação de 690 000 euros em Torres Novas, o «Projeto Vila» vai incidir em três eixos de intervenção:

• implementação de soluções que permitam potenciar a criação de sinergias entre os comerciantes, prestadores de serviços, município e restantes membros do consórcio;

• revitalizar física e digitalmente o comércio no centro de Torres Novas, tornando-o atrativo para residentes e visitantes;

• promover a sustentabilidade ambiental, social e financeira do Bairro Comercial Digital.

Esta medida irá permitir tornar o comércio local mais competitivo face à sua concorrência global e digital, promover os produtos endógenos e identitários de Torres Novas, aumentar a vitalidade e atractividade do centro histórico de Torres Novas e incentivar ao desenvolvimento sustentável urbano.

Leia também...

Rio Maior foi palco para simulacro de acidente rodoviário

A Avenida 13 de Julho, na cidade de Rio Maior, foi o palco escolhido para a realização de um simulacro de acidente rodoviário, no…

Município de Ourém tem a dívida mais baixa desde 2002

O Município de Ourém aprovou na segunda-feira, 15 de Junho, o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município referente a 2019, com…

Câmara de Santarém vai ceder edifício para instalação de grande sala de audiências

A Câmara de Santarém vai ceder o edifício e elaborar o projecto de obra para a criação de uma sala de audiências de grande…

Relação entre Igreja e Arquitetura debatida em Fátima

A relação entre Igreja e Arquitetura é o ponto de partida para a 18.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que, em 14 de…