O Município de Torres Novas promove nos dias 11 e 12 de Março a segunda edição do evento “Nas Asas da Ciência”, direccionado sobretudo ao público escolar, mas também às famílias e público em geral e que decorrerá em formato digital, adaptado às circunstâncias actuais.

Estão previstas conferências, comunicações e workshops com o objectivo de promover a literacia científica e tecnológica junto de crianças e jovens e o contacto do público em geral com as diferentes áreas da ciência, estando identificados no programa os respectivos destinatários: alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário ou público em geral.

O evento conta com o apoio dos Agrupamentos Gil Paes e Artur Gonçalves, Escola Profissional de Torres Novas, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, Reserva Natural do Paul do Boquilobo, Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, Centro de Ciência Viva de Constância, Centro de Ciência Viva do Alviela e Associação 30 por uma Linha.

PUBLICIDADE

O Município destaca ainda três conferencias destinadas, também, ao público em geral:

«A ciência e a fronteira do conhecimento», no dia 11 de março, pelas 9h30, por Alexandre Quintanilha, investigador na área da Física, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Publicou perto de 100 artigos em várias revistas científicas de nível mundial, foi editor e autor de seis volumes em áreas da Biologia e Ambiente, e escreveu dezenas de artigos,  relatórios em livros, revistas e jornais, coordenando e assinando variados trabalhos nas áreas da Biologia, do Ambiente e da Física Aplicada. É deputado à Assembleia da República na presente legislatura, eleito pelo círculo do Porto.

«Alterações climáticas e o papel da ciência na sua monitorização» serão abordadas, pelas 11h30, por Filipe Duarte Santos, licenciado em Geofísica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Física Nuclear pela Universidade de Londres, é professor de Física na Universidade de Lisboa. É presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e tem coordenado diversos projetos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais, com destaque para o Projeto SIAM – Climate Change in Portugal. Publicou mais de 140 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e livros nas áreas de Ambiente, Alterações Globais e Alterações Climáticas.

O tema «Inteligência artificial: aplicações, implicações e especulações» será apresentado no dia 12, às 10h30,  por Arlindo Oliveira, académico, investigador e escritor português. É autor de mais de 150 artigos científicos e artigos em conferências e de três livros: The Digital Mind, Computer Architecture, e Inteligência Artificial, este último publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. É licenciado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Foi diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento entre 2000 e 2009 e presidente do Técnico entre 2012 e 2019.

As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail de.gape@cm-torresnovas.pt ou do telefone 249 839 090 até à próxima segunda-feira, dia 8 de março.

PROGRAMA

(disponível para download em https://cm-torresnovas.pt/images/icagenda_doc/RT1433_programa_NasAsasCiencia_2.0-2.pdf)

PUBLICIDADE
Leia também...

Docente do IP Santarém recebe menção honrosa internacional

Premiado projecto “Escape Room: Ideia de inovação e Desenvolvimento”.

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Câmara de Santarém paga transporte escolar para todos os alunos do concelho

A Câmara Municipal de Santarém vai pagar, no próximo ano lectivo, a…