Foto de arquivo
Foto de arquivo

Trabalhadores da Nobre Alimentação agendaram nova greve para o próximo dia 28 na unidade de Rio Maior para contestar a ausência de resposta da empresa à reivindicação de aumentos salariais.

Diogo Lopes, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Alimentação, Bebidas e Tabaco (SINTAB), disse hoje à agência Lusa que a greve foi decidida num plenário realizado na terça-feira, perante a insistência da administração em manter o salário mínimo nacional, independentemente dos anos de serviço e das funções desempenhadas.

Segundo o sindicalista, nos contactos mantidos com a empresa após a greve do passado dia 09 de fevereiro, esta manteve-se irredutível.

Para Diogo Lopes, esta postura é incompreensível numa empresa “que pertence a um grupo internacional e [que] tem tido bastantes lucros”.

“Esperamos que, desta vez, [a empresa] veja que os trabalhadores não estão contentes e vão continuar na luta até conseguirem o que querem e que é um direito”, acrescentou, sublinhando que, caso não haja evolução, os trabalhadores estão dispostos a continuar o protesto, admitindo avançar para uma greve todo os meses.

Além dos salários, estão em causa as categorias profissionais, disse, afirmando que, independentemente das funções desempenhadas, são todos classificados como salsicheiros e não existe progressão na carreira.

O pré-aviso de greve foi emitido pelo SINTAB e pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indústria Alimentar (STIAC), tendo sido anunciada a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, no dia 28, a partir das 08:30, em frente à fábrica de Rio Maior.

Leia também...

Rota das Fontes apresentada à população em passeio de veículos clássicos

O passeio realizou-se no âmbito da Rota das Fontes e contou com a presença de diversos veículos clássicos, motorizadas e jipes 4×4, na União…

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio…

Câmara de Santarém aprova empréstimo que permite saída do PAEL

A Câmara de Santarém aprovou a contratação de um empréstimo de 18,2 milhões de euros a 15 anos que permitirá ao município cessar o…

Vitória organizou acção de sensibilização para a dádiva de sangue

O Vitória Clube de Santarém, em parceria com o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes e o Jornal Correio do Ribatejo promoveu, na…