Foto de arquivo
Foto ilustrativa

Os transportes públicos vão ser repostos na região da Lezíria a níveis similares aos existentes antes da pandemia da covid-19, com um reforço para dar resposta ao início do ano escolar, disse hoje fonte da Comunidade Intermunicipal.

O administrador executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), António Torres, disse à Lusa que estão a ser ultimadas as conversações com a Ribatejana (que serve os concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos) para definição das carreiras de transportes públicos, que poderão nesta área ser repostas a 80 a 90% das existentes antes da pandemia da covid-19, e a resposta às escolas, tendo em conta os horários que estão a ser comunicados pelos diversos agrupamentos.

Em relação à Rodoviária do Tejo, que serve os restantes concelhos da CIMLT Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Rio Maior e Santarém, vão ser repostas as carreiras de transporte público existentes antes da pandemia e vão ser reforçados os transportes escolares, com previsão de mais cerca de mil quilómetros/dia, acrescentou.

António Torres afirmou que serão cumpridas as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, como o uso obrigatório de máscara e a lotação de dois terços em cada viatura, sendo contabilizados os lugares sentados e em pé.

A CIMLT vai promover uma contagem de passageiros dentro de “uma e meia a duas semanas” para um melhor conhecimento da real utilização dos transportes públicos, tendo em conta que muitos familiares podem optar por levar os educandos de carro para a escola.

O inquérito à procura actual permitirá igualmente aferir os valores da compensação aos operadores de transportes públicos, que tem vindo a ser paga, nomeadamente através do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos), para os ajudar a fazer face à quebra registada com a pandemia, adiantou.

A maioria das escolas da região inicia o ano lectivo na quinta-feira.

A CIM da Lezíria do Tejo abrange uma população de 247.453 habitantes e a do Médio Tejo 247.330 habitantes (censos 2011).

Leia também...

Cinco bombeiros feridos em despiste de viatura dos bombeiros

Cinco bombeiros ficaram feridos na sequência de um despiste seguido de capotamento de uma viatura florestal de combate a incêndios (VFCI) na tarde deste…

Proteção Civil decreta alerta vermelho para Santarém

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu hoje um alerta vermelho para 13 distritos do centro e norte do país, onde…

Mação, Sardoal e Abrantes com risco máximo de incêndio

Treze concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Beja e Faro estão com risco máximo de incêndio e só o litoral norte apresenta…

Sobe para 40 o número de casos de covid-19 em empresa de transformação de carnes em Tomar

Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de carnes Ribasabores, em Tomar, testaram positivo à covid-19, segundo uma actualização de…