Os transportes públicos vão ser repostos na região da Lezíria a níveis similares aos existentes antes da pandemia da covid-19, com um reforço para dar resposta ao início do ano escolar, disse hoje fonte da Comunidade Intermunicipal.
O administrador executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), António Torres, disse à Lusa que estão a ser ultimadas as conversações com a Ribatejana (que serve os concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos) para definição das carreiras de transportes públicos, que poderão nesta área ser repostas a 80 a 90% das existentes antes da pandemia da covid-19, e a resposta às escolas, tendo em conta os horários que estão a ser comunicados pelos diversos agrupamentos.
Em relação à Rodoviária do Tejo, que serve os restantes concelhos da CIMLT Azambuja, Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Rio Maior e Santarém, vão ser repostas as carreiras de transporte público existentes antes da pandemia e vão ser reforçados os transportes escolares, com previsão de mais cerca de mil quilómetros/dia, acrescentou.
António Torres afirmou que serão cumpridas as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, como o uso obrigatório de máscara e a lotação de dois terços em cada viatura, sendo contabilizados os lugares sentados e em pé.
A CIMLT vai promover uma contagem de passageiros dentro de “uma e meia a duas semanas” para um melhor conhecimento da real utilização dos transportes públicos, tendo em conta que muitos familiares podem optar por levar os educandos de carro para a escola.
O inquérito à procura actual permitirá igualmente aferir os valores da compensação aos operadores de transportes públicos, que tem vindo a ser paga, nomeadamente através do PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos), para os ajudar a fazer face à quebra registada com a pandemia, adiantou.
A maioria das escolas da região inicia o ano lectivo na quinta-feira.
A CIM da Lezíria do Tejo abrange uma população de 247.453 habitantes e a do Médio Tejo 247.330 habitantes (censos 2011).