O Clube de Natação de Torres Novas fez o balanço da época 2023 que agora encerrou, considerando-a “de excelência”.

Em 14 anos de existência, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, é já uma referência nacional e internacional, tanto a nível individual como colectivo, mas em 2009, o fundador deste projecto, o professor Paulo Antunes, que tinha apenas como ambição conseguir formar atletas que fossem uma referência a nível nacional, nas suas melhores perspectivas, nunca imaginou que fosse possível chegar ao padrão de excelência em que se encontra hoje.

Os triatletas do Clube Natação de Torres Novas, são o reflexo de anos de trabalho, e são produto de uma Escola de Triatlo de sucesso. Para Paulo Antunes, o coordenador técnico deste projecto, a Direcção tem sido incansável e dentro do amadorismo tem autênticos profissionais do seu lado, não podendo deixar também de agradecer ao seu adjunto, Marco Carreira, pelo seu enorme compromisso com o clube.

A época de excelência que agora termina ficará gravada “de forma inédita e incomparável”, na história do clube e da cidade de Torres Novas, como se pode comprovar pelos títulos alcançados, colectivamente e individualmente, a nível nacional e internacional:

EQUIPA MASCULINA: TRICAMPEÃ NACIONAL DE TRIATLO; VENCEDORA DA TAÇA DE PORTUGAL pela 3ª época consecutiva; BICAMPEÃ NACIONAL DE DUATLO.

EQUIPA FEMININA: 4º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo; 2º lugar na Taça de Portugal de Triatlo; 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo por Clubes.

EQUIPA ESTAFETAS MISTAS: Vice-Campeão Nacional de Triatlo por Clubes; Ricardo Batista: Campeão da Europa de Triatlo Sprint em Elites e Sub23 (Balikesir – Turquia); 14º lugar na finalíssima do Campeonato do Mundo de Triatlo em Elites (Pontevedra – Espanha); Medalha de Prata na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Tongyeong – Coreia do Sul); Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (New Plymouth – Nova Zelândia); 5º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Miyasaki – Japão). João Nuno Batista: Campeão do Mundo de Triatlo em Juniores (Hamburgo – Alemanha); Campeão da Europa de Triatlo em Juniores (Balikesir – Turquia); Medalha de Prata no Campeonato do Mediterrâneo e na Taça da Europa de Triatlo em Elites (Ceuta – Espanha); Medalha de Bronze na Taça da Europa de Triatlo em Juniores (Quarteira); Campeão Nacional de Triatlo Olímpico em Elites e Juniores (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Elites e Campeão Nacional de Duatlo em Juniores (Arronches).

Maria Tomé: Vice-Campeã do Mundo de Triatlo em Sub23 (Pontevedra – Espanha); 6º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (New Plymouth – Nova Zelândia); Campeã Nacional de Triatlo Sprint e Olímpico em Elites (Oeiras e Caparica- -Trafaria); Campeã Nacional de Duatlo em Elites e Sub23 (Arronches). Tiago Fonseca: Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Elites (Oeiras); Gustavo do Canto: Vice-Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Juniores (Oeiras).

Pedro Afonso Razões: Vice-Campeão Nacional de Aquatlo em Juniores (Amora); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Juniores (Arronches). Manel Bartolomeu: 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo em Cadetes (Oeiras, Caldas da Rainha e Amora).

Joana Miranda: Campeã Nacional de Triatlo Olímpico no grupo de idades 20-24 anos (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Aquatlo no grupo de idades 20-24 anos (Amora).

Ana Ramos: Campeã Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches). Andreia Ferrum: Campeã Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches).

João Ferreira: Vice-Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância em Elites e no grupo de idades 30-34 anos (Porto Santo); Campeão Nacional de Duatlo no grupo de idades 30-34 anos (Arronches). Luis Moleiro: 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo de Média Distância em Elites e no grupo de idades 25-29 anos (Porto Santo); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches).

Adriano Correia: Campeão Nacional de Triatlo Olímpico no grupo de idades 30-34 anos (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo no grupo de idades 30-34 anos (Arronches).

André Duarte: Vice-Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância no grupo de idades 25-29 anos (Porto Santo).

Afonso do Canto: Vice-Campeão Nacional de Aquatlo no grupo de idades 20-24 anos (Amora).

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas obteve a 1ª internacionalização em 2015. Os números são bem elucidativos do seu sucesso a nível internacional.

Em representação de selecções nacionais de triatlo, 21 atletas do clube totalizam 293 internacionalizações, que se traduzem num total de nove medalhas de ouro, 15 de prata e 14 de bronze.

Leia também...

Daniel Bragança brilha no Campeonato Europeu de Sub-21

Daniel Bragança, natural de Fazendas de Almeirim, mereceu a confiança do seleccionador…

Santarém a correr e a andar na ‘W Shopping Scalabis Night Race’

Bernardo Aguiar e Carla Ribeiro são os vencedores da W Shopping Scalabis…

Inês Henriques volta a vencer o galardão Desportista do Ano da CDP

Inês Henriques, atleta campeã da Europa dos 50 km marcha em 2018,…

Fundador do GD Samora Correia morre aos 87 anos

Manuel Ferreira Gonçalves, um dos fundadores do Grupo Desportivo de Samora Correia,…