O Clube de Natação de Torres Novas fez o balanço da época 2023 que agora encerrou, considerando-a “de excelência”.

Em 14 anos de existência, o Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas, é já uma referência nacional e internacional, tanto a nível individual como colectivo, mas em 2009, o fundador deste projecto, o professor Paulo Antunes, que tinha apenas como ambição conseguir formar atletas que fossem uma referência a nível nacional, nas suas melhores perspectivas, nunca imaginou que fosse possível chegar ao padrão de excelência em que se encontra hoje.

Os triatletas do Clube Natação de Torres Novas, são o reflexo de anos de trabalho, e são produto de uma Escola de Triatlo de sucesso. Para Paulo Antunes, o coordenador técnico deste projecto, a Direcção tem sido incansável e dentro do amadorismo tem autênticos profissionais do seu lado, não podendo deixar também de agradecer ao seu adjunto, Marco Carreira, pelo seu enorme compromisso com o clube.

A época de excelência que agora termina ficará gravada “de forma inédita e incomparável”, na história do clube e da cidade de Torres Novas, como se pode comprovar pelos títulos alcançados, colectivamente e individualmente, a nível nacional e internacional:

EQUIPA MASCULINA: TRICAMPEÃ NACIONAL DE TRIATLO; VENCEDORA DA TAÇA DE PORTUGAL pela 3ª época consecutiva; BICAMPEÃ NACIONAL DE DUATLO.

EQUIPA FEMININA: 4º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo; 2º lugar na Taça de Portugal de Triatlo; 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo por Clubes.

EQUIPA ESTAFETAS MISTAS: Vice-Campeão Nacional de Triatlo por Clubes; Ricardo Batista: Campeão da Europa de Triatlo Sprint em Elites e Sub23 (Balikesir – Turquia); 14º lugar na finalíssima do Campeonato do Mundo de Triatlo em Elites (Pontevedra – Espanha); Medalha de Prata na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Tongyeong – Coreia do Sul); Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (New Plymouth – Nova Zelândia); 5º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (Miyasaki – Japão). João Nuno Batista: Campeão do Mundo de Triatlo em Juniores (Hamburgo – Alemanha); Campeão da Europa de Triatlo em Juniores (Balikesir – Turquia); Medalha de Prata no Campeonato do Mediterrâneo e na Taça da Europa de Triatlo em Elites (Ceuta – Espanha); Medalha de Bronze na Taça da Europa de Triatlo em Juniores (Quarteira); Campeão Nacional de Triatlo Olímpico em Elites e Juniores (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Elites e Campeão Nacional de Duatlo em Juniores (Arronches).

Maria Tomé: Vice-Campeã do Mundo de Triatlo em Sub23 (Pontevedra – Espanha); 6º lugar na Taça do Mundo de Triatlo em Elites (New Plymouth – Nova Zelândia); Campeã Nacional de Triatlo Sprint e Olímpico em Elites (Oeiras e Caparica- -Trafaria); Campeã Nacional de Duatlo em Elites e Sub23 (Arronches). Tiago Fonseca: Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Elites (Oeiras); Gustavo do Canto: Vice-Campeão Nacional de Triatlo Sprint em Juniores (Oeiras).

Pedro Afonso Razões: Vice-Campeão Nacional de Aquatlo em Juniores (Amora); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo em Juniores (Arronches). Manel Bartolomeu: 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo em Cadetes (Oeiras, Caldas da Rainha e Amora).

Joana Miranda: Campeã Nacional de Triatlo Olímpico no grupo de idades 20-24 anos (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Aquatlo no grupo de idades 20-24 anos (Amora).

Ana Ramos: Campeã Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches). Andreia Ferrum: Campeã Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches).

João Ferreira: Vice-Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância em Elites e no grupo de idades 30-34 anos (Porto Santo); Campeão Nacional de Duatlo no grupo de idades 30-34 anos (Arronches). Luis Moleiro: 3º lugar no Campeonato Nacional de Triatlo de Média Distância em Elites e no grupo de idades 25-29 anos (Porto Santo); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo no grupo de idades 25-29 anos (Arronches).

Adriano Correia: Campeão Nacional de Triatlo Olímpico no grupo de idades 30-34 anos (Caparica-Trafaria); 3º lugar no Campeonato Nacional de Duatlo no grupo de idades 30-34 anos (Arronches).

André Duarte: Vice-Campeão Nacional de Triatlo de Média Distância no grupo de idades 25-29 anos (Porto Santo).

Afonso do Canto: Vice-Campeão Nacional de Aquatlo no grupo de idades 20-24 anos (Amora).

A Escola de Triatlo do Clube de Natação de Torres Novas obteve a 1ª internacionalização em 2015. Os números são bem elucidativos do seu sucesso a nível internacional.

Em representação de selecções nacionais de triatlo, 21 atletas do clube totalizam 293 internacionalizações, que se traduzem num total de nove medalhas de ouro, 15 de prata e 14 de bronze.

Leia também...

João Henriques dá formação online na Associação de Futebol de Santarém

João Henriques, treinador do Santa Clara, vai orientar via online, esta segunda-feira,…

1º Grande Prémio dos Campeões em cadetes liga Almeirim a Vila Franca de Xira

A cidade de Almeirim recebe no próximo sábado dia 13 de Abril,…

Andebolista de Samora Correia renova contrato com o Sporting CP

Salvador Salvador, jogador da equipa principal de andebol verde e branca, renovou…

Santarém Basket comemora 25º aniversário em Festa de Natal

O Santarém Basket celebrou o seu 25º aniversário, no dia 9 de…