A autarquia de Vila Nova da Barquinha prevê inaugurar no final de Fevereiro o Trilho Panorâmico do Tejo, estando neste momento a decorrer os últimos os trabalhos de requalificação deste trilho que acompanha o rio, da foz do Zêzere em Constância, ao longo da margem direita do Tejo no território do município.

Segundo a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, os trabalhos tiveram início em Outubro passado e está agora em curso “a empreitada de melhoria do acesso ao Cais Pai-Avô, na freguesia de Praia do Ribatejo”, uma intervenção que segundo a autarquia prevê a “execução de um pavimento de calçada para acesso ao rio”, para que o actual caminho em terra batida de resistência e condições de circulação pedonal e viária, permita “o acesso de pessoas e veículos ao rio Tejo, com vista à recolha e largada de embarcações de pequena e média dimensão”.

Junto ao rio haverá “estruturas para estadia dos pescadores, sendo uma mais valia para os utilizadores da rampa de acesso ao rio”, estruturas que servirão para “repouso e contemplação da paisagem ribeirinha” pelos visitantes do trilho.

Outra das requalificações integradas neste projecto, é a rampa no cais da freguesia de Praia do Ribatejo que foi aumentada no seu comprimento e largura, que segundo a autarquia vai “garantir e possibilitar a manobragem de atrelados de barcos para colocação na água, criando assim condições de melhor acessibilidade ao rio, possibilitando a realização de actividades de lazer num cais histórico”.

Integrado no projecto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal, o percurso do Trilho Panorâmico do Tejo tem uma extensão de cerca de 10,5 quilómetros à beira rio, entre a foz do rio Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha.

“Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional que em 2021 assinalou o seu 850.º aniversário, o trajecto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atracções deste novo produto turístico, rico em património histórico e natural”, destaca a autarquia.

“No concelho de Vila Nova da Barquinha merecem destaque a Igreja Matriz de Atalaia – monumento nacional recentemente alvo de obras de requalificação, o Centro Integrado de Educação em Ciências, a Galeria do Parque (com curadoria da Fundação EDP) ou o roteiro de Arte Pública, um projecto artístico com obras espalhadas pelas ruas das vilas e aldeias de todo o concelho”, lê-se na mesma nota.

O “Trilho Panorâmico do Tejo” deverá abrir ao público no final de Fevereiro de 2022, estando, entretanto, a decorrer os trabalhos finais de limpeza de terrenos e de colocação de sinalética.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…