A U. Santarém venceu o Lusitânia por 2-0, na penúltima jornada da Fase de Manutenção da Liga 3, numa tarde ensolarada em Santarém que apadrinhou um bom jogo de futebol, com várias oportunidades de golo, nomeadamente para a equipa da casa.

Entrou melhor na partida a equipa escalabitana, com Gustavo França a rematar forte de fora de área logo aos 8 minutos, mas o esférico saiu ao lado.

Aos 20 minutos, uma excelente combinação do lado direito entre os homens da casa, com Apolinário a servir Pedro Araújo já no interior da área adversária, mas o lateral direito rematou ligeiramente ao lado. Quase se gritou “golo” no Chã das Padeiras.

A U. Santarém não tirou o pé do acelerador e continuou a sufocar os açorianos. À passagem da meia-hora, Manu arriscou o remate a meia distância, mas saiu à figura de Diogo Sá. Dois minutos, foi a vez de Jaime Simões cabecear com muito perigo na sequência de um pontapé de canto, com a bola a sair a rasar a barra.

Até que ao minuto 35 foi quebrada a barreira defensiva contrária. Manu lançou Gustavo França nas costas dos defesas e, na cara do guarda-redes, o avançado brasileiro picou a bola por cima de Diogo Sá, inaugurando deste modo o marcador.

Antes do intervalo, surgiu o primeiro sinal de real perigo da equipa visitante, com Joca a rematar de longe para bela intervenção de Galil.

A U. Santarém chegava ao intervalo em vantagem com toda a justiça. O resultado apenas pecava por escasso.

O Lusitânia melhorou no segundo tempo, muito graças às alterações que o seu treinador procedeu ao intervalo, conseguindo chegar com mais regularidade ao último terço. No entanto, na hora da decisão, a equipa açoriana nunca foi capaz de causar real perigo à baliza defendida por Galil. Enquanto isso, a U. Santarém consolidou-se defensivamente e passou a apostar nas transições, aproveitando a velocidade de Manu e do recém-entrado Diogo Balau.

Aos 71 minutos, a estratégia adotada por Carlos Fernandes ia colhendo os seus frutos. Ricardo Apolinário, ainda no seu meio-campo defensivo, bombeou o esférico para as costas da defesa adversária, procurando a velocidade de Balau. Balau foi mais rápido e isolou-se na cara de Diogo Sá, mas a receção saiu algo atabalhoada e o extremo unionista rematou torto e ao lado, para desespero das bancadas.

Por volta do minuto 86’, Pedro Araújo puxou a bola para o meio e a arriscou o remate de pé esquerdo, mas a bola passou ligeiramente ao lado do poste da baliza. Logo em seguida, uma desconcentração na equipa escalabitana ia ditando o empate. Celso Sidney correu sobre o lado o direito e ficou na cara de Galil. O guarda-redes unionista fechou bem o espaço, obrigando o avançado a rematar às malhas laterais.

Praticamente no último minuto de compensação, ficaram fechadas as contas na partida. Diogo Balau arrancou pela direita e cruzou para a zona de penalti, onde surgiu Rúben Araújo a finalizar à meia-volta para o fundo das redes, fazendo o 2-0 final.

Vitória justíssima da U. Santarém, que terminou em beleza no seu último jogo em casa na presente época. Os adeptos unionistas saíram satisfeitos do jogo e confiantes no futuro do clube, ambicionando outros voos no próximo ano.

A U. Santarém somou deste modo mais uma vitória e mais um jogo sem sofrer golos nesta fase. Mantém, ainda assim, o segundo lugar, com 25 pontos, menos dois que a líder Académica. Na próxima jornada, que será a última, os escalabitanos defrontam precisamente os “estudantes”, naquele que será um confronto entre melhor ataque (Académica, com 17 golos marcados) e melhor defesa (U. Santarém, apenas 3 golos sofridos), e que irá ditar quem termina na primeira posição. O jogo está marcado para domingo (dia 4), às 15H, no Estádio Cidade de Coimbra.

Leia também...

Equipas do distrito começam caminhada na Taça de Portugal

As equipas do distrito de Santarém vão entrar em acção na Taça de Portugal a partir de 9 de Setembro, com jogos a contar…

Derby concelhio merecia melhor arbitragem (c/fotos)

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão – U. Santarém, 3 – CD Amiense, 3 União de Santarém e CD Amiense dividiram os pontos em disputa…

Benavente, Ouriense e Salvaterrense de regresso à 1ª Divisão Distrital

Benavente, Ouriense e Salvaterrense garantiram a subida à primeira divisão distrital da Associação de Futebol de Santarém na temporada 2021/2022. O CA Ouriense terminou…

Clube Ténis de Santarém prepara a nova época de Ténis e Padel

O Clube de Ténis de Santarém inicia a época, no fim-de-semana de 4 e 5 de Setembro, com um torneio de Ténis nos escalões…