O reitor do Santuário de Fátima defendeu hoje a necessidade de os cristãos não se fecharem sobre si e as suas necessidades, pois “é nestas horas difíceis que é mais importante vencer a indiferença diante do sofrimento dos outros”.

Nossa Senhora mostra “que o nosso lugar é junto à cruz de quem sofre: para ajudarmos, para consolarmos, para apoiarmos, para aliviarmos o sofrimento”, disse o padre Carlos Cabecinhas na homilia da missa que celebrou na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

“Quando, hoje, não apenas rezamos pela paz, mas também nos dispomos a acolher os refugiados que chegam, por causa da guerra, na Ucrânia ou em outras partes do mundo, estamos a imitar a atitude de Maria junto à cruz”, disse.

Quando “nos recusamos a ficar indiferentes diante do sofrimento de tantas pessoas, de tantos inocentes, atingidas pelas consequências de uma guerra cruel e absurda; quando condenamos uma agressão e vontade de domínio, que não tem em conta o sofrimento que provoca e não hesita em recorrer aos mais hediondos meios para aterrorizar e vencer, estamos a imitar a coragem de Maria, junto à cruz, quando todos os outros fugiram ou se esconderam”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas sublinhou, também, perante os muitos peregrinos presentes na cerimónia, que, nestes dias de Semana Santa, a Palavra de Deus exorta a que os cristãos estejam “junto à cruz de quem sofre” ao seu lado.

“Hoje, exorta-nos a acolhermos os refugiados ucranianos que chegam sem nada”, afirmou.

Leia também...

Biblioteca Municipal da Golegã adopta o nome do Nobel da Literatura

Decorreu, no passado dia 25 de Março, a cerimónia de atribuição do nome do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, à Biblioteca Municipal da…

Rui Marques Leitão reeleito para o Conselho Executivo da FITEQ

No passado dia 8 de Dezembro realizou-se a Assembleia Geral da FITEQ – Fédération Internationale de Teqball, órgão máximo da modalidade que conta com…

RUTIS conclui Projecto Europeu DIGITALISE ME

A RUTIS, sedeada em Almeirim, concluiu o projecto Digitalise me. Este projecto criou um conjunto de materiais de aprendizagem para melhorar as competências de…

Santarém recebeu 50 membros de Universidades Europeias no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Uma comitiva composta por dirigentes de Universidades Europeias de oito países: Portugal, Lituânia, Letónia, Roménia, Macedónia do Norte. Polónia, Áustria, Países Baixos e Itália,…