O reitor do Santuário de Fátima defendeu hoje a necessidade de os cristãos não se fecharem sobre si e as suas necessidades, pois “é nestas horas difíceis que é mais importante vencer a indiferença diante do sofrimento dos outros”.

Nossa Senhora mostra “que o nosso lugar é junto à cruz de quem sofre: para ajudarmos, para consolarmos, para apoiarmos, para aliviarmos o sofrimento”, disse o padre Carlos Cabecinhas na homilia da missa que celebrou na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

“Quando, hoje, não apenas rezamos pela paz, mas também nos dispomos a acolher os refugiados que chegam, por causa da guerra, na Ucrânia ou em outras partes do mundo, estamos a imitar a atitude de Maria junto à cruz”, disse.

Quando “nos recusamos a ficar indiferentes diante do sofrimento de tantas pessoas, de tantos inocentes, atingidas pelas consequências de uma guerra cruel e absurda; quando condenamos uma agressão e vontade de domínio, que não tem em conta o sofrimento que provoca e não hesita em recorrer aos mais hediondos meios para aterrorizar e vencer, estamos a imitar a coragem de Maria, junto à cruz, quando todos os outros fugiram ou se esconderam”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas sublinhou, também, perante os muitos peregrinos presentes na cerimónia, que, nestes dias de Semana Santa, a Palavra de Deus exorta a que os cristãos estejam “junto à cruz de quem sofre” ao seu lado.

“Hoje, exorta-nos a acolhermos os refugiados ucranianos que chegam sem nada”, afirmou.

Leia também...

Doze distritos do continente sob aviso amarelo no fim de semana devido à chuva

Doze distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva forte e persistente,…

Escola Superior de Educação de Santarém tem nova direcção

O auditório 1 da ESES foi palco esta segunda- feira, 25 de Julho, da tomada de posse do novo director da ESES – Escola…

Políticas de inclusão social junto dos cidadãos mais velhos referenciadas no Guia de Boas Práticas “Ageing in Place”

O levantamento de iniciativas com grande impacto na promoção da inclusão social dos cidadãos mais velhos nas respectivas comunidades, levado a cabo pela Faculdade…

Torres Novas assinalou 100 anos de Armistício

Decorreu, no dia 11 de Novembro, no Largo dos Combatentes, em Torres Novas, uma cerimónia evocativa dos 100 anos de Armistício e homenagem aos…