Foto: Francisco Primor
Foto: Francisco Primor

O Domingo passado (25 de Fevereiro) foi chuvoso em Tomar a apadrinhar o derby regional entre UFCI Tomar e UD Santarém, em jogo a contar para a 21ª jornada do Campeonato de Portugal – Série C. Um confronto entre duas equipas em situações completamente distintas: de um lado, a equipa da casa, última classificada, e vinda de uma série de 5 jogos sem vencer; do outro, a equipa visitante, líder da série e numa sequência de 9 jogos sem perder.

Mas um derby é um derby e tudo pode acontecer. Contudo, a equipa escalabitana não quis permitir quaisquer surpresas e justificou desde cedo o porquê de ser líder.

Os primeiros 20 minutos foram de total domínio da U. Santarém, inaugurando o marcador logo aos 7 minutos através de Adul Seidi (na foto) que respondeu bem a um belo cruzamento de Ricardo Apolinário.

O mesmo Adul Seidi viria a desperdiçar logo em seguida uma soberana oportunidade para bisar na partida, mas na cara do guardião Ivo Cristo atirou ao lado. Pelo meio duas bolas ao ferro. Primeiro, por Martim Águas e, depois, por Leandro Alves, num excelente remate colocado de fora área. O U. Tomar também pode agradecer a Ivo Cristo que, com um par de boas defesas, impediu que a equipa forasteira aumentasse a vantagem.

Após esta entrada fulminante da U. Santarém, o jogo arrefeceu bastante. O U. Tomar conseguiu chegar com maior regularidade à área adversária, mas sem nunca criar perigo. Assistiu-se a uma grande batalha no meio campo, com os jogadores de ambas as equipas a disputar cada lance com agressividade. A U. Santarém caiu claramente de produção e teve dificuldades em conseguir elevar o ritmo de jogo. Aos 45 minutos, após uma boa combinação na esquerda entre Martim Águas e João Pinto, este último apontou um cruzamento milimétrico para a zona do segundo poste, onde aparece de forma imponente Nhayson para fazer o 2-0, resultado que se verificaria ao intervalo.

A segunda parte teve pouca história para contar. A U. Santarém conseguiu sempre gerir o esforço e controlar o jogo.

As oportunidades de golo foram escassas de parte a parte, embora tenha sido sempre a U. Santarém quem esteve mais perto de conseguir chegar ao golo.

Mais uma vitória da U. Santarém, aumentando para 10 o número de jogos sem perder. A equipa escalabitana reforça deste modo a liderança, fruto do empate do Marinhense e da derrota do Alverca B.

Na próxima jornada, que se disputa a 3 de Março, a UDS irá receber o Fontinhas.

Leia também...

Trail das Famílias 2019 na Chamusca passa nos arrozais de Ulme

A 3ª edição do Trail das Famílias, organizado pelo Município da Chamusca, realiza-se este ano em Ulme, no dia 22 de Setembro, integrado no…

União de Santarém sai da Taça, mas vende cara a derrota

A União Desportiva de Santarém (UDS) despediu-se da Taça de Portugal ao perder com o Moreirense (I Liga) por 1-2, esta tarde, no Campo…

João Formigo, Guilherme Rosa e Diogo Morgado distinguidos com o prémio o melhor Aluno/Atleta

João Formigo, Guilherme Rosa e Diogo Morgado vão ser distinguidos com o prémio melhor Aluno/Atleta, atribuído pela Associação Futebol de Santarém e pelo McDonald´s.…

Atleta do Vitória Clube de Santarém assina pelo SL Benfica

João Coelho “JP”, atleta do Vitória Clube de Santarém, de 14 anos, é reforço confirmado da equipa de iniciados de futsal do Sport Lisboa…