Foto: ULS Lezíria

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) realizou o I Encontro de Saúde Infantil, subordinado ao tema “Aleitamento Materno: Formar para o Sucesso”, no passado dia 6 de Outubro, na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS).

A iniciativa reuniu cerca de 120 profissionais de saúde de diversas áreas, “num dia dedicado à promoção do aleitamento materno e ao reforço das estratégias de apoio às famílias”, descreve a Unidade Local de Saúde em comunicado.

O programa, dividido em duas grandes temáticas — “Aleitamento Materno: Começar com Confiança” (manhã) e “Aleitamento Materno: Condicionantes do Sucesso” (tarde) — abordou estratégias para um início confiante da amamentação, dificuldades frequentes, necessidade de suplementação, disfunções orais, freios restritivos e o papel da fisioterapia pediátrica no apoio às mães e bebés.

Segundo a nota de imprensa, na sessão de abertura, a enfermeira Sofia Natal, da Comissão Organizadora, deu as boas-vindas aos participantes, “sublinhando a importância da formação contínua e da partilha de experiências no apoio à parentalidade”, refere.

Também o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, inaugurou oficialmente o encontro, felicitando a organização pela escolha do tema e destacando o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento infantil e na criação de laços afetivos.

“O aleitamento materno é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento da criança. É um processo exigente, mas de enorme importância, e tenho muito orgulho em que os meus filhos tenham sido amamentados”, afirmou.

Já o diretor do Serviço de Pediatria, José Miguel, reforçou a relevância científica e emocional do tema, salientando que “o leite materno não é apenas um alimento, mas também o primeiro vínculo, um escudo imunológico e um impulso para a vida”.

No encontro estiveram também presentes a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Ana Alexandre Calado, e a enfermeira diretora, Fátima Lopes.

No final da sessão de abertura, foi entregue um donativo à instituição “Casa do Pombal – A Mãe”, “resultante de 30% do valor angariado com as inscrições”, revela.

O encontro contou ainda com um testemunho real de pais, que partilharam as suas experiências, “reforçando a importância da confiança e do suporte familiar no sucesso da amamentação”, destaca a ULS Lezíria.

 

Leia também...

Ordem dos Médicos alerta que nomeações nas ULS devem ser técnicas e não políticas

O bastonário da Ordem dos Médicos alertou hoje que as nomeações para os conselhos de administração das Unidades Locais de Saúde devem basear-se em…

Maternidade do Hospital de Abrantes transferida para Torres Novas

Os serviços de maternidade e de Ginecologia/Obstetrícia instalados na unidade hospitalar de Abrantes vão ser transferidos às 00:00 de terça-feira para o hospital de…

Hospital de Santarém inaugura exposição ‘40 Anos de Cuidado e Inovação’

A exposição ‘40 Anos de Cuidado e Inovação’ foi inaugurada hoje no piso zero do Hospital Distrital de Santarém (HDS), no âmbito das quatro…

Fátima recebe Jornadas de Cuidados Paliativos

As cidades de Lisboa e Fátima vão receber, nos dias 16 e 17 de Março, as Jornadas de Cuidados Paliativos/Portugal 2020, co-organizadas pela Academia…