Foto: ULS Lezíria

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) realizou o I Encontro de Saúde Infantil, subordinado ao tema “Aleitamento Materno: Formar para o Sucesso”, no passado dia 6 de Outubro, na Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS).

A iniciativa reuniu cerca de 120 profissionais de saúde de diversas áreas, “num dia dedicado à promoção do aleitamento materno e ao reforço das estratégias de apoio às famílias”, descreve a Unidade Local de Saúde em comunicado.

O programa, dividido em duas grandes temáticas — “Aleitamento Materno: Começar com Confiança” (manhã) e “Aleitamento Materno: Condicionantes do Sucesso” (tarde) — abordou estratégias para um início confiante da amamentação, dificuldades frequentes, necessidade de suplementação, disfunções orais, freios restritivos e o papel da fisioterapia pediátrica no apoio às mães e bebés.

Segundo a nota de imprensa, na sessão de abertura, a enfermeira Sofia Natal, da Comissão Organizadora, deu as boas-vindas aos participantes, “sublinhando a importância da formação contínua e da partilha de experiências no apoio à parentalidade”, refere.

Também o presidente do Conselho de Administração da ULS Lezíria, Pedro Marques, inaugurou oficialmente o encontro, felicitando a organização pela escolha do tema e destacando o impacto do aleitamento materno no desenvolvimento infantil e na criação de laços afetivos.

“O aleitamento materno é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento da criança. É um processo exigente, mas de enorme importância, e tenho muito orgulho em que os meus filhos tenham sido amamentados”, afirmou.

Já o diretor do Serviço de Pediatria, José Miguel, reforçou a relevância científica e emocional do tema, salientando que “o leite materno não é apenas um alimento, mas também o primeiro vínculo, um escudo imunológico e um impulso para a vida”.

No encontro estiveram também presentes a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Ana Alexandre Calado, e a enfermeira diretora, Fátima Lopes.

No final da sessão de abertura, foi entregue um donativo à instituição “Casa do Pombal – A Mãe”, “resultante de 30% do valor angariado com as inscrições”, revela.

O encontro contou ainda com um testemunho real de pais, que partilharam as suas experiências, “reforçando a importância da confiança e do suporte familiar no sucesso da amamentação”, destaca a ULS Lezíria.

 

Leia também...

Portugal bateu recorde histórico na quebra de nascimentos devido à pandemia

O número de “testes do pezinho” hoje divulgado, menos de 80.000 bebés rastreados em 2021, faz Portugal bater um recorde histórico na quebra de…

Miguel Castanho diz que não há motivo para preocupação acrescida com variante Delta Plus

O investigador Miguel Castanho considera que, pela transmissão minoritária em Portugal, não há motivo para uma preocupação acrescida com a variante Delta Plus do…

Hospital de Santarém salva dezenas de vidas com a Via Verde AVC

Portugal é o país da Europa Ocidental com a maior taxa de mortalidade por Acidente Vascular Cerebral e desde julho que o Hospital de…

Chamusca é o porta-voz distrital da campanha solidária “1€ abem:”

Arrancou na segunda-feira, dia 16 de maio, em algumas farmácias do distrito Santarém, a campanha solidária “1€ abem:”, que visa a angariação de fundos,…