Os novos cursos de preparação para o parto realizam-se no Hospital de Tomar e pretendem reforçar a aposta na oferta de “cuidados humanizados de excelência”, ao longo de todas as fases da vida dos utentes e famílias do Médio Tejo.
O Verão de 2025 ditou o arranque dos ‘Concursos de Preparação para o Parto e Parentalidade’, no Hospital de Tomar. A nova oferta formativa destina-se às grávidas do concelho e arredores, oferecendo sessões presenciais que acompanham esta fase “tão importante da vida da mulher e das famílias”, lê-se no comunicado da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo.
“Queremos estar cada vez mais presentes nos momentos que realmente importam para as famílias. A preparação para o nascimento é um deles. Estes cursos são uma forma de cuidar, de informar e de apoiar, com rigor técnico e com um olhar profundamente humano”, refere Piedade Pinto, enfermeira diretora da ULS Médio Tejo.
Promovida pela ULS Médio Tejo, através da Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira, sediada em Ferreira do Zêzere, a iniciativa tem como principal objetivo garantir um acompanhamento gratuito, acessível e próximo, centrado nas “necessidades reais das mulheres e das suas famílias, nesta fase tão significativa das suas vidas”, lê-se.
Os cursos destinam-se às grávidas acompanhadas pelas unidades de saúde do concelho de Tomar e localidades vizinhas. Ao longo de 15 sessões teóricas e práticas, dinamizadas pela enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica, Marta Oliveira, serão abordados temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, as fases do trabalho de parto, estratégias de conforto, o papel da pessoa acompanhante, o aleitamento materno, os cuidados ao recém-nascido e o regresso a casa após o parto.
“Queremos garantir que cada grávida tenha acesso à informação e ao acompanhamento de que precisa, respeitando as suas escolhas e necessidades”, realça Piedade Ferreira.
A presente medida insere-se numa mudança que a ULS Médio Tejo tem vindo a implementar na forma “como encara a gravidez, o parto e a parentalidade — valorizando cuidados humanizados, personalizados e baseados nas melhores práticas em saúde”, com destaque para a metodologia GentleBirth, um modelo de preparação para o parto reconhecido internacionalmente, assente em técnicas de relaxamento, respiração e consciencialização corporal, que contribuem para a diminuição da ansiedade, a melhoria da experiência do parto e o reforço da ligação entre a grávida, o bebé e a equipa de saúde. Um modelo que em três anos, contou com a participação de mais de 200 grávidas em formações no Médio Tejo, expressando “elevados níveis de satisfação com o acompanhamento recebido”.
A idade gestacional ideal para participar nos cursos disponibilizados pela ULS Médio Tejo situa-se entre as 28 e as 31 semanas de gravidez, sendo recomendável que a inscrição seja realizada entre as 20 e as 22 semanas de gestação. As grávidas podem pedir a sua referenciação diretamente nos cuidados de saúde primários, junto da equipa de saúde familiar — médico ou enfermeiro —, ou solicitar a inscrição através do email: marta.oliveira@ulsmt.min-saude.pt, ou do telefone 249 360 090 (Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere).