Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

Pelo menos um em cada cinco acidentes de viação ocorridos no primeiro semestre do ano deveram-se a distracção dos condutores e em 38 casos foi o uso do telemóvel a provocar o desastre, segundo a PSP.

Os dados da PSP, que iniciou na segunda-feira uma operação direccionada para a fiscalização da utilização do telemóvel durante a condução, indicam que em 2.280 inquéritos abertos para analisar as causas dos acidentes ficou provado que em 508 casos foi a distracção, associada ou não ao uso do telemóvel.

Ficou ainda provado que em 38 casos o acidente foi provocado pelo uso do telemóvel durante a condução, uma situação que aumenta quatro vezes o risco de ocorrência de desastres.

Segundo a PSP, usar o telemóvel durante a condução “possui efeitos tão nocivos como conduzir sob efeitos de álcool”.

A Polícia de segurança Pública lembra ainda que a principal consequência de se utilizar o telemóvel durante a condução é a distracção física (mão ocupada), visual (ao tirar os olhos da estrada), auditiva (pois “deixa de ouvir” o meio envolvente) e cognitiva.

Dos 2.280 inquéritos realizados, a PSP concluiu ainda que em 41 casos a fadiga foi a causa dos acidentes e que em 41 casos os condutores violavam os tempos de condução, pausas e períodos de repouso.

A operação “PHONE OFF”, que arrancou na segunda-feira, vai estar na estrada até domingo, no continente e regiões autónomas.

No passado mês de maio, numa operação idêntica, a PSP detectou uma média de 52 infracções por dia (367 no total) por uso indevido do telemóvel durante a condução.

Leia também...

Ourém suspende eventos e reunião da Assembleia Municipal

O município de Ourém decretou a suspensão imediata de todos os eventos municipais agendados até ao final do mês de Março e a Assembleia…

Recintos desportivos vão continuar sem público

Os recintos desportivos vão continuar sem público, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, que alertou para a diferença de comportamentos das pessoas nos diferentes eventos.…

Constância rejeita transferência de competências na área da habitação

A Assembleia Municipal de Constância rejeitou a transferência de competências na área da habitação, no âmbito do processo de descentralização iniciado pelo Governo, disse…

Jovem de 16 anos detido por posse de 370 euros em notas falsas em Almeirim

Um jovem, de 16 anos de idade, foi detido pela posse de notas falsas no passado dia 7 de Fevereiro, em Almeirim. Segundo o…