Foto: João Carrilho
Foto: João Carrilho

Doze cavaleiros em praça prestaram homenagem à memória de Joaquim Bastinhas – João Moura e Miguel Moura, Paulo Caetano e João Moura Caetano, António Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (Filho), Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Jr., Tiago e João Pamplona, seu filho Marcos e Francisco Palha. Foram lidados a duo seis toiros da ganadaria Passanha, bem-apresentados e de jogo variado, com destaque para os saídos em terceiro e quinto lugares, dois bons toiros.

Nas lides a duo protagonizadas pelos artistas em praça houve grandes momentos de toureio.

O saber de João Moura e a irreverência artística de Miguel; A classe de Paulo Caetano e o arrojo de seu filho João; Uma lide perfeita de António Ribeiro Telles e de seu filho, que empolgaram o público que esgotara a lotação do Coliseu de Elvas; A verdade de Luís Rouxinol e a ousadia de seu filho Luís Rouxinol Jr.; A sentida e perfeita lide dos irmãos Pamplona, Tiago e João, que bem aproveitaram o Passanha que lhes coube enfrentar; A emotividade de Marcos e a raça de Francisco Palha, que finalizaram a noite com dois pares de bandarilhas sendo aclamados de forma efusiva pelo público.

Nas pegas dois Grupos alentejanos, os Amadores de Évora e os Académicos de Elvas, em noite de emoção, saber e valentia. Pelos Amadores de Évora, Gonçalo Pires, consumou a sua sorte à quarta tentativa, frente a um toiro complicado no momento da reunião, desferindo derrotes que tiravam o forcado da cara; Henrique Burguete, numa grande pega à primeira tentativa; e João Pereira, que se fechou com alma e coração concretizando uma extraordinária pega, à primeira tentativa. Pelos Académicos de Elvas foram solistas João Restolho, que à segunda tentativa rubricou uma boa pega; Eduardo Belfo, muito bem à primeira tentativa, com o Grupo a ajudar correctamente; e Gonçalo Machado, que encerrou a noite com uma grande pega, à primeira tentativa.

O Prof. Marco Gomes dirigiu a corrida com o acerto e ponderação habituais, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Miguel Guerra.

Leia também...

“Orelha de Ouro” ficou em Portugal

Vicente Sánchez, aluno da Escola de Toureio “José Falcão”, de Vila Franca de Xira, que é toureiro e português de gema apesar de se…

Joaquim Bastinhas homenageado em Elvas

Na passada sexta-feira, dia 29 de Setembro, pelas 19 horas, o saudoso cavaleiro Joaquim Bastinhas foi muito justamente homenageado em Elvas, sua terra natal,…

Sevilha – Sabor a pouco…

No passado domingo, dia 23 de Abril, apresentaram-se na Real Maestranza de Caballería de Sevilha dois toureiros portugueses – Rui Fernandes e Diego Ventura.…

D. Francisco de Mascarenhas homenageado na Golegã

O antigo cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas vai ser homenageado na Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, esta sexta-feira, dia 10 de Novembro,…