A Escola Superior de Saúde de Santarém assinala este ano os seus 47 anos de vida e 20 anos no actual edifício. No âmbito da sua missão tem-se pautado pela construção do conhecimento e da formação de excelência na Enfermagem e na Saúde.

Ao nível do ensino, a Escola vive um momento de renovação do modelo de oferta formativa no quadro dos desafios resultantes das necessidades de formação emergentes na área da saúde ao nível regional, nacional e internacional. Assim a oferta formativa caracteriza-se hoje pela proposta de novos cursos para além da licenciatura em Enfermagem, nomeadamente a submissão de uma licenciatura em Podologia em associação com duas Instituições de Ensino Superior e dois novos cursos de mestrado na área de Enfermagem: Mestrado em Enfermagem Comunitária – Área de enfermagem comunitária e saúde pública e Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área da pessoa em situação crítica. Para além desta oferta formativa, e após um trabalho de identificação das necessidades do mercado de trabalho, foram recentemente criados dois novos cursos TeSP – um em Apoio Domiciliário já em funcionamento e outro em Secretariado em Saúde, que se iniciará no próximo ano letivo. Encontra-se outro proposto, na área da Proteção e Apoio à Pessoa Idosa de que se aguarda parecer. O investimento em formações de curta duração tem também sido estratégica, pelo que foi criada um pós-graduação em Enfermagem de Senologia resultante de um estímulo lançado pelo Hospital de Santarém e respondendo a necessidades emergentes em áreas da saúde.

Na área da investigação, desenvolvimento e transferência do conhecimento a Escola tem feito uma aposta no desenvolvimento de projectos de I&D que reforcem a ligação à comunidade local e regional, extensiva à realidade nacional e internacional seja enquanto promotora de novos projectos, seja enquanto copromotora em projectos de investigação com outras instituições de ensino superior. No que concerne à área da internacionalização, a Escola tem adquirido progressivamente uma nova dimensão estratégica e multicultural que se tem fortalecido pelo aprofundamento das relações de cooperação com Instituições de Ensino Superior estrangeiras, seja na Europa ou outros continentes, com especial ênfase no Brasil e Países da CPLP.

Pode afirmar-se que a orientação estratégica definida para a Escola tem sido conduzida muito particularmente numa área que urge romper, a monodisciplinaridade e na consolidação do ensino, da investigação e desenvolvimento e na cooperação institucional que têm marcado os mais de 40 anos de história da Escola. Uma Escola onde o futuro se constrói no presente sempre com a motivação de construir uma Escola com todos e para todos e que seja melhor a cada dia que passa.

Dr.ª Hélia Dias – Directora da Escola Superior de Saúde de Santarém

Leia também...

Câmara de Santarém oferece presentes de Natal às crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo

A Câmara Municipal de Santarém manteve em 2021 a tradição de oferecer…
Imagem Ilustrativa

Matrículas nas escolas para o próximo ano lectivo já começaram

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório…
Foto de arquivo

Alunos de Tomar realizam Festival de Lanternas Flutuantes no rio Nabão

Um milhar de lanternas flutuantes criadas pelos alunos do 6.º ano da…

Câmara do Cartaxo vai entregar fichas de actividades a 380 alunos do concelho

A Câmara do Cartaxo vai entregar, dia 15 de Setembro, cerca de…