A iniciativa “Provar Portugal na Restauração de Santarém” dá a conhecer os sabores de Trás-os-Montes à mesa do escalabitano “Ó Balcão”, no próximo encontro a 7 de Setembro. A degustação de iguarias gastronómicas terá como protagonista um menu repleto de sabores da região de Trás-os-Montes, desde a clássica Sopa Transmontana ao Pudim de Castanhas.

O “Ó Balcão”, outrora Taberna, apresenta-se como um espaço de valorização do património cultural e gastronómico do Ribatejo, cuja missão se alicerça na valorização dos produtos, sabores e tradições ribatejanas.

Em funcionamento desde 2015, o Ó Balcão, reinventado pelo seu Chef Rodrigo Castelo, foi agraciado, entre outras distinções, com o ‘Bib Gourmand’ no Guia Michelin Espanha e Portugal 2020.

De Trás-Os-Montes surge o Académico, com porta aberta desde Agosto de 1994 e considerado uma referência no ramo da restauração em Bragança. Aposta numa ampla oferta de sabores e iguarias transmontanas, com destaque para a Carne Mirandesa, que, ao longo dos anos, têm vindo a ser dados a conhecer em diversos certames gastronómicos, nacionais e internacionais. É o seu anfitrião, Nuno Machado, filho do fundador António Manuel Machado, o responsável por levar o restaurante a diversas feiras, eventos e festivais gastronómicos.

O encontro entre as duas Casas ocorre no âmbito das celebrações dos 40 anos do Festival Nacional de Gastronomia no qual, e até 21 de Setembro, restaurantes representativos das diversas regiões do país visitam Santarém, dando a provar as suas iguarias em parceira com a restauração local, tendo em vista a promoção do Município e da Viver Santarém.

Segue-se a 21 de Setembro, a recepção do restaurante Digusto ao ‘O Torres’ de Vila Verde.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…