A União Desportiva de Santarém continua a sonhar com o acesso à fase de subida na Série B da Liga 3, depois de vencer, esta tarde, o Lusitânia dos Açores, por 1-0, com o golo solitário da vitória a aparecer apenas em cima do minuto 90, por Marco Grilo, na transformação de uma grande penalidade, a castigar braço na bola do jogador açoriano Eduardo Teixeira, no interior da área açoriana.

Com esta vitória, arrancada a ferros, muito embora a turma scalabitana tivesse dominado a partida do primeiro ao último minuto, a União pode continuar a sonhar com o acesso a um dos quatro primeiros lugares que ditam a passagem à fase de subida na Liga 3.

Contudo, não bastará vencer o Sp. Covilhã em casa deste, no jogo que falta cumprir desta 1.ª fase da prova, no próximo sábado (dia 25), a União terá de esperar pelos apitos finais em vários jogos, nomeadamente no Lusitânia – Sporting e no Belenenses – Académica para saber se ocupará um dos quatro primeiros lugares que garantem a disputa da subida, mas também e muito importante, ditarão desde já a manutenção na Liga 3 na próxima temporada.

Por todas estas condicionantes é de esperar uma derradeira jornada imprópria para cardíacos e disputada até ao fim.

Esta tarde a União dominou completamente a turma açoriana, dispondo, ao longo do jogo, especialmente na primeira parte, oportunidades flagrantes para chegar ao golo.

Logo ao oitavo minuto, Balau (para o ‘Correio do Ribatejo’ o melhor em campo, para a Liga 3 foi Marco Grilo) foge à defesa contrária e centra rasteiro para Diogo Brás fazer o impossível e rematar de pé direito, ao lado da baliza açoriana sem ninguém pela frente, numa perdida incrível.

Quatro minutos depois, o mesmo Balau remata cruzado, mas ao lado do poste direito da baliza à guarda de João Monteiro, guarda-redes do Lusitânia.

Com a União a trocar a bola com rapidez no meio campo contrário, ao minuto 13, Pedro Araújo é carregado à entrada da área contrária. Livre cobrado por Bruno Figueiredo contra a barreira. O mesmo jogador erra o alvo de novo, aos 24 minutos, em novo remate à baliza adversária.

No minuto seguinte foi de novo Diogo Balau a tentar a sorte mas a pontaria dos avançados da casa estava desalinhada com a linha de golo da baliza açoriana.

Antes do cair do pano do primeiro tempo, registo ainda para novo remate de Bruno Figueiredo por cima do travessão.

Logo após o reatamento foi a vez de Pedro Araújo, já dentro da área contrária, rematar por cima, dando continuidade ao que se havia passado no primeiro tempo, com a União a dominar, a trocar a bola de forma rápida entre os seus jogadores, mas depois a falhar redondamente no capítulo da finalização.

Já na recta final da partida, o recém-entrado Kauan que foi ocupar o lugar de Jaime Simões que saiu tocado, rematou de cabeça ao lado do poste direito da baliza açoriana, depois de um livre apontado por Marco Grilo na direita do seu ataque.

Já quando poucos acreditavam que seria possível conquistar os três pontos nesta partida, um corte com o braço do jogador Eduardo Teixeira, no interior da área do Lusitânia, levou o juiz lisboeta da partida, Flávio Duarte, a apontar a marca de grande penalidade, para delírio dos adeptos que marcaram presença no Campo Chã das Padeiras, em tarde fria e chuvosa. Chamado a bater o ‘capitão’ Marco Grilo rematou forte e alimentou o sonho da União poder lutar até ao fim por um lugar nos quatro primeiros lugares desta Série B.

Assim, torna-se imperativo uma vitória no reduto do Sporting da Covilhã (8.º, com 19 pontos), no próximo sábado, às 15 horas, dia e hora em que deverão decorrer todas as partidas desta Série B da Liga 3.

Foto: Vítor Neno/FPF

Leia também...

União de Santarém vence Pêro Pinheiro em jogo sofrido

A União Desportiva de Santarém Sad (UDS) venceu esta tarde o Pêro Pinheiro, por 1-0, em jogo a contar para a 16.ª Jornada do…

Patrícia Sampaio conquista prémio de Atleta Feminino do Ano do CDP

A judoca tomarense Patrícia Sampaio conquistou o prémio de Atleta Feminino do Ano na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP). O judoca…

Daniel Bragança renova contrato com o Sporting até 2025

Futebolista natural de Fazendas de Almeirim com cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

Mário Ruas: “O nosso colectivo é a nossa arma”

Mário Ruas, como já se sabe, não vai continuar nos comandos da equipa técnica da União Desportiva de Santarém. O Correio do Ribatejo na…