A reunião para instalação dos órgãos da União de Freguesias da Cidade de Santarém, realizada esta segunda-feira, 3 de Novembro, no salão nobre da Casa do Campino, terminou, novamente, sem acordo entre as forças políticas representadas, mantendo-se o impasse na constituição do executivo liderado por Alfredo Amante, da coligação AD (PSD/CDS).

Durante a sessão, foram apresentadas e votadas três listas alternativas para o executivo, todas rejeitadas pela Assembleia de Freguesia. Face à ausência de consenso, o presidente Alfredo Amante decidiu encerrar a reunião, comprometendo-se a agendar nova sessão.

“Esta reunião foi a continuidade da primeira em que não houve consenso. Apresentei três cenários diferentes e foram rejeitados. Tive de encerrar a reunião, visto que, a nível do regimento, já não poderia suspendê-la. Irei agora cumprir as missões que me são confiadas a nível legal e posteriormente convocar uma nova reunião”, afirmou Alfredo Amante, no final do encontro.

O autarca explicou que a proposta da coligação visava garantir uma maioria estável dentro do executivo. “Essencialmente quisemos colocar todos dentro deste pressuposto com uma condição: a AD ganhou, a AD deve governar. Sei que tentaram colocar uma situação de dois mais dois, ( dois eleitos do PS e dois do partido Chega) mas isso colocava-nos numa posição minoritária. Na Assembleia de Freguesia, o PS já está em maioria, portanto não seria necessário esse equilíbrio também no executivo”, sustentou.

Questionado sobre o futuro, Alfredo Amante manifestou confiança numa solução de entendimento. “Acredito que, com bom senso e uma perspectiva de construção, será possível chegar a acordo. Estamos cá para servir a freguesia e corresponder àquilo que as pessoas votaram”, afirmou.

A coligação AD, vencedora das eleições na União de Freguesias da Cidade de Santarém, elegeu oito membros na Assembleia de Freguesia, o mesmo número que o PS, enquanto o Chega tem três eleitos. A ausência de maioria absoluta tem dificultado a formação do executivo, que continua por instalar após duas reuniões consecutivas sem consenso.

Leia também...

Vale de Cavalos recebe 2.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas

A 2.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas começa hoje em Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, numa iniciativa em que serão servidas…

Escultura memorial da “Praça da Jorna” vai ser inaugurada no Largo do Rossio

O Município da Azambuja vai inaugurar a 13 de Maio um memorial de homenagem à tradicional “Praça da Jorna”, local onde os homens do…

Morreu Carlos Campos, 13.º nas provas de equestre em Munique1972

O antigo atleta olímpico e coronel Carlos Campos, 13.º nas provas de equestre nos Jogos Munique1972, morreu hoje, informou o Comité Olímpico de Portugal…

Eleitores em isolamento devido à covid-19 podem votar no dia 30

Os eleitores que se encontrem em isolamento devido à covid-19 podem sair de casa para votar no dia 30 de Janeiro, anunciou hoje a…