A União Desportiva de Santarém (UDS) perdeu por 0-1 frente ao Condeixa, naquele que foi o primeiro jogo da fase de acesso à Liga 3, realizado no dia 15 de Abril, no Campo Chã das Padeiras, em Santarém.
A sorte da partida caiu para o lado do Condeixa. A equipa visitante chegou num dos últimos lances da partida, através de Yago Cariello. O brasileiro aproveitou uma bola perdida no ataque unionista para se isolar perante a defesa da casa. O avançado dobrou Kiki Ballack e com o pé esquerdo fez o único golo da partida.
Apesar de pouco história no primeiro tempo, foi o Condeixa a entrar na partida mais agressivo e com mais pressão sobre o adversário, atitude que lhe valeu os maiores lances de perigo durante este período. Já a União de Santarém conseguiu estar sólida defensivamente, só conseguindo criar perigo através de alguns lances de bola parada.
O primeiro lance de golo pertenceu ao Condeixa. Os visitantes subiram pela lateral direita, conseguiram colocar a defesa da UDS em sentido com a jogada a terminar numa falta à entrada da área. Na cobrança desse livre, a bola sobra para Rui Rodrigues que remata para ver a bola a passar muito perto da baliza de Hidalgo.
Pouco antes do intervalo, os forasteiros desperdiçam nova grande oportunidade. Repetindo o lance pela direita e em contra-ataque, chegando rapidamente à área da UDS. Toda a jogada é bem feita menos o remate que sai fraco e ao lado.
A União de Santarém entrou para uma segunda parte com mais confiança e a conseguir meter mais pressão na defesa adversária, com vários lances pela direita, onde Vasco Lopes se destacou com várias incursões para a área. Flavinho, que na primeira parte foi o mais inconformado, perdeu destaque no segundo tempo.
A meio do segundo tempo, uma jogada de entendimento entre Vasco Lopes e Nuno André, este último a fintar três adversários, podia dar em golo. Depois de fazer tudo bem, Nuno André não conseguiu concretizar o remate à baliza e perdeu a oportunidade de colocar os unionistas na frente.
O Condeixa voltou a crescer no jogo e desta feita pela ala esquerda, consegue um remate com estrondo ao poste esquerdo da baliza de Hidalgo. O guarda-redes desvia a bola primeira tentativa desvia e a acaba por limpar o lance após cabeamento de Kiki Ballack.
Aos 92 minutos da partida chega o único golo da partida. Vasco Lopes perde a bola no meio campo do Condeixa e na recuperação da bola, o médio da equipa do Condeixa vê Yago sozinho colocando a bola no avançado. Yago galgou metros em direcção à baliza da UDS e já só Kiki Ballack lhe chega perto, nesse momento o defesa é dobrado e o avançado remata de pé esquerdo para colocar os visitantes em vantagem.
A União de Santarém tenta a resposta de forma imediata ao golo sofrido. Novamente Vasco Lopes, pela direita, consegue colocar a bola em João Monteiro, que de primeira remata ao poste da baliza de Vítor Nogueira e a bola acaba por sobrar para Kalika que não consegue finalizar da melhor forma colocando a bola fora das quatro linhas.
A União de Santarém acaba por perder o jogo por falta de eficácia na frente do ataque, onde teve duas oportunidade que podiam ter garantido os três pontos. O Condeixa foi sempre pragmático ao longo da partida, consistente no aspecto defensivo e aproveitou aquele que foi uma das grandes ocasiões do jogo.
A arbitragem do jogo foi justa e sem casos.