O União Desportiva de Santarém (UDS) subiu esta tarde ao terceiro lugar da tabela classificativa da Série C do Campeonato de Portugal, ao vencer em casa o Rabo de Peixe por 2-1, num excelente jogo de futebol relativo à 10.ª jornada.
Os golos do UDS foram apontados por Nhayson, de cabeça, no centro da área, a responder a um cruzamento da direita do seu ataque, de Leandro Alves, aos 29 minutos.
No segundo tempo, Kamo Kamo, aos 53 minutos, aumentou a vantagem, ao emendar à boca da baliza um primeiro remate de Leandro Alves ao qual correspondeu Imerson com uma boa defesa, mas colocando a bola à disposição do avançado do UDS que não perdoou.
Aos 74 minutos, o Rabo de Peixe reduziu, por intermédio de João Ventura, na transformação de um pontapé de grande penalidade, a castigar uma carga do guardião Josué, do UDS, sobre Ruben Pestana, no interior da área unionista.
Num jogo muito bem disputado e sempre muito intenso, coube à turma açoreana as primeiras duas oportunidades flagrantes para chegar à vantagem. Logo aos 4 minutos, por intermédio de João Ventura, a rematar ao travessão da baliza de Josué, no seguimento de uma jogada de insistência dentro da área do UDS, e a segunda, aos 24 minutos, num remate ao segundo poste de Ruben Pestana ao qual se opôs com grande mérito o guarda-redes do UDS Josué, na melhor defesa de toda a primeira parte.
Não marcou o Rabo de Peixe, marcou a turma scalabitana, decorria o minuto 29 da etapa inicial, num remate de cabeça do lateral Nhayson a aparecer no centro da pequena área, a inaugurar o marcador, resultado com que terminou o primeiro tempo.
No reatamento, a turma açoreana foi à procura do empate, mas foi a equipa da casa a aumentar a vantagem, por Kamo Kamo, cheio de oportunidade a aproveitar uma segunda bola após defesa apertada de Imerson que tinha, momentos antes, tirado o golo a Leandro Alves.
Se Josué foi decisivo no segurar do nulo, aos 24 minutos da primeira parte, com uma defesa difícil, não esteve bem no lance que dita o único golo do Rabo de Peixe nesta partida, já que saiu em falso a um cruzamento e não mais recuperou a posição, fazendo falta ao socar a bola e a cabeça de um adversário, lance que o árbitro da partida julgou como merecedor de grande penalidade.
Na recta final da partida, o UDS nunca perdeu a cabeça e controlou o jogo com serenidade, segurando a vantagem mínima até ao apito final de Diogo Gonçalves (AF Lisboa).
A vitória do UDS frente ao Rabo de Peixe projecta a equipa scalabitana para o terceiro lugar da tabela classificativa, com 15 pontos em 10 jogos, menos dois do que o líder, Alverca B, que soma 17.
O próximo compromisso do U. Santarém será dia 3 de Dezembro, em nova visita aos Açores, desta vez ao reduto do Lusitânia, 10.º classificado com 12 pontos.