O União de Santarém venceu por 1-0 o Gavionense e segue para a segunda eliminatória da prova rainha do futebol português. O embate decorreu no campo de Chã das Padeiras, casa do UDS, no domingo, 11 de Setembro. Hugo Cardoso apontou o tento solitário aos 15 minutos da primeira parte.
O UDS foi a única equipa do distrito a vencer na primeira eliminatória, juntando-se assim ao Coruchense que ficou isento e entra directamente na segunda ronda. O Rio Maior SC, vencedor do campeonato distrital na época 2021/2022, deslocou-se ao terreno do Alverca de onde saiu com uma derrota por 2-0. O União de Tomar foi ao reduto do Sporting de Pombal e ainda terminou o tempo regulamentar com um empate a uma bola. Após o prolongamento em que o marcador não se alterou, os tomarenses foram eliminados nas grandes penalidades. O AD Fazendense, vencedor da Taça do Ribatejo, deslocou-se ao terreno do Sintrense onde foi derrotado por 1-0, terminando assim a participação na Taça de Portugal.
O União de Santarém começa a caminhada no Campeonato de Portugal a 18 de Setembro, com uma deslocação a casa do Benfica de Castelo Branco, enquanto o Rio Maior SC recebe o Sintrense e o Coruchense desloca-se à Marinha Grande para defrontar o Marinhense.
O Campeonato Distrital arranca também a 18 de Setembro com os seguintes embates: CD Fátima – Samora Correia; Benavente – Águias de Alpiarça; Ferreira do Zêzere – Alcanenense; Amiense – SL Cartaxo; Entroncamento AC – CD Torres Novas; AD Fazendense – AD Mação; União de Tomar – Abrantes e Benfica; Atl. Ouriense – Salvaterrense.