A União Desportiva de Santarém (UDS) venceu ontem a equipa de Sub-23 do S. L. Benfica por 2-0 na apresentação aos sócios e simpatizantes do clube.
Dois golos de Xavi, o primeiro apontado da marca de grande penalidade à passagem da primeira meia hora da partida e o segundo ao cair do pano da primeira parte (45’) ditaram a vitória da UDS num Campo Chã das Padeiras com excelente moldura humana e ao qual assistiram algumas velhas glórias do Benfica, casos de Simão Sabrosa, Carlos Manuel e Rui Águas, cujo filho, Martim Águas, integra o grupo de trabalho do UDS para a próxima época desportiva que terá o primeiro jogo oficial a 20 de Agosto, em casa, frente ao Gouveia, relativo à Série C do Campeonato de Portugal.
Para princípio de época a União de Santarém já apresentou um ritmo bom ritmo de jogo e soube-se impor à jovem e tecnicista equipa de Sub-23 do Benfica que nunca deu muito trabalho ao guarda-redes costa-riquenho Anthony Walker (ex-Praiense), muito por ‘culpa’ de uma defesa que actuou com grande asserto, nomeadamente os centrais Bastian (ex-Benfica Castelo Branco) e Fábio Santos que transitou da época passada. Com Xavi a desgastar os centrais contrários na frente de ataque unionista, coube a Miguel Lopes e a Leandro Alves, sob a batuta de Martim Águas abrir a defensiva contrária, assistindo-se a agradáveis combinações já muito consistentes para um princípio de época.
O primeiro 11 escalado pelo técnico Filipe Antunes no jogo de apresentação da equipa scalabitana aos seus associados contou com Anthony Walker na baliza; defesa a quatro com Marco Grilo (ex-Académica), Fábio Santos, Bastian e André Guedes (ex-Alta de Lisboa); no meio campo, Ricardo Apolinário (ex-Coruchense), Miguel Pinto (ex-Estrela Amadora) e Martim Águas (ex-Oriental Dragon); nas alas Miguel Lopes (ex-Lusitânia de Lourosa) e Leandro Alves (ex-Rio Ave); a servir Xavi na frente do ataque unionista.
Recordamos que a 29 de Julho, a União de Santarém recebeu o 1.º de Dezembro, num jogo-treino, tendo vencido por 1-0. Um golo apontado por Leandro Alves (ex-Rio Ave) na transformação de uma grande penalidade, já na segunda metade desse jogo-treino.
Depois de receber o Gouveia, o UDS desloca-se a Castelo Branco para defrontar o Benfica local.
O União regressa a casa para receber o Peniche deslocando-se de seguida à Marinha Grande e à Sertã em jornada dupla na qualidade de equipa visitante. Segue-se a recepção ao Mortágua e nova deslocação à turma ribatejana do FC Alverca ‘B’.
O único ‘derby’ regional nesta Série C será quando a formação scalabitana receber, à 8.ª jornada, o UFCI Tomar.
Chã das Padeiras com nova iluminação
No intervalo da partida, foi descerrada uma placa que assinala a inauguração das novas torres de iluminação do Campo Chã das Padeiras, uma melhoria que vem trazer evidentes benefícios quer para treino quer para jogos nocturnos que ali se disputam.
O descerramento da placa foi feito pelos presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da SAD do UDS, Pedro Patrício, ao qual assistiram os demais convidados para assistir à partida, entre eles, o presidente da União de Freguesias da Cidade, Diamantino Duarte, os vereadores João Leite e Diogo Gomes, o provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho e representantes da PSP.
Plantel ainda sujeito a mexidas
Entretanto começa a ficar definido o plantel do União de Santarém para a época desportiva 2023/2024, neste momento com 24 jogadores, mas ainda sujeito a alguns acertos por nele constarem atletas ainda à experiência no clube. Os jogadores Josué Duverger, Tiago Batista, Xavi, Fábio Santos e Alex transitam da época passada: Plantel 2023/2024 – Guarda-redes: Josué Duverger, Anthony Walker (ex-Praiense), Alex. Defesas: Marco Grilo (ex-Académica), Nhayson (ex-Esperança de Lagos), Rafael Viana (ex-Camacha), Bastian (ex-Benfica Castelo Branco), Fábio Santos, Déniz (ex-Samora Correia), André Guedes (ex-Alta de Lisboa), João Pinto (ex-Oriental Dragon). Médios: Jules Fontaine (ex-Serzedelo), Ricardo Apolinário (ex-Coruchense), Tiago Batista, Miguel Pinto (ex-Estrela Amadora), André Pacheco (Juvenil da U. Santarém), Martim Águas (ex-Oriental Dragon). Avançados: Miguel Lopes (ex-Lusitânia de Lourosa), Kamo-Kamo (ex-Vitória de Setúbal), Rodrigo Caldeira (Junior da UDS), Leandro Alves (ex-Rio Ave), Gonçalo Ruas (Juvenil da UDS), Lourenço Silva (Junior da UDS), Kaba (ex-Lusos Macedo de Cavaleiros), e Xavi.
Equipa técnica: Treinador: Filipe Antunes; Treinadores-adjuntos: André Marques, Diogo Filipe e Rafael Silva; Treinador de Guarda-redes: Miguel Mónica; Preparador físico: Shamilo Sousa; Massagista: Paulo Frajuca; Técnica de equipamentos: Goretti Pacheco; Director Desportivo: Abel Herculano.