Primeiro onze escalado por Filipe Antunes para o ataque à nova época

A União Desportiva de Santarém (UDS) venceu ontem a equipa de Sub-23 do S. L. Benfica por 2-0 na apresentação aos sócios e simpatizantes do clube.

Dois golos de Xavi, o primeiro apontado da marca de grande penalidade à passagem da primeira meia hora da partida e o segundo ao cair do pano da primeira parte (45’) ditaram a vitória da UDS num Campo Chã das Padeiras com excelente moldura humana e ao qual assistiram algumas velhas glórias do Benfica, casos de Simão Sabrosa, Carlos Manuel e Rui Águas, cujo filho, Martim Águas, integra o grupo de trabalho do UDS para a próxima época desportiva que terá o primeiro jogo oficial a 20 de Agosto, em casa, frente ao Gouveia, relativo à Série C do Campeonato de Portugal.

Simão Sabrosa também marcou presença
Rui Águas e José Gandarez à conversa

Para princípio de época a União de Santarém já apresentou um ritmo bom ritmo de jogo e soube-se impor à jovem e tecnicista equipa de Sub-23 do Benfica que nunca deu muito trabalho ao guarda-redes costa-riquenho Anthony Walker (ex-Praiense), muito por ‘culpa’ de uma defesa que actuou com grande asserto, nomeadamente os centrais Bastian (ex-Benfica Castelo Branco) e Fábio Santos que transitou da época passada. Com Xavi a desgastar os centrais contrários na frente de ataque unionista, coube a Miguel Lopes e a Leandro Alves, sob a batuta de Martim Águas abrir a defensiva contrária, assistindo-se a agradáveis combinações já muito consistentes para um princípio de época.

O primeiro 11 escalado pelo técnico Filipe Antunes no jogo de apresentação da equipa scalabitana aos seus associados contou com Anthony Walker na baliza; defesa a quatro com Marco Grilo (ex-Académica), Fábio Santos, Bastian e André Guedes (ex-Alta de Lisboa); no meio campo, Ricardo Apolinário (ex-Coruchense), Miguel Pinto (ex-Estrela Amadora) e Martim Águas (ex-Oriental Dragon); nas alas Miguel Lopes (ex-Lusitânia de Lourosa) e Leandro Alves (ex-Rio Ave); a servir Xavi na frente do ataque unionista.

José Melro regressou a ‘casa’, agora ao serviço do Benfica

Recordamos que a 29 de Julho, a União de Santarém recebeu o 1.º de Dezembro, num jogo-treino, tendo vencido por 1-0. Um golo apontado por Leandro Alves (ex-Rio Ave) na transformação de uma grande penalidade, já na segunda metade desse jogo-treino.

Depois de receber o Gouveia, o UDS desloca-se a Castelo Branco para defrontar o Benfica local.

O União regressa a casa para receber o Peniche deslocando-se de seguida à Marinha Grande e à Sertã em jornada dupla na qualidade de equipa visitante. Segue-se a recepção ao Mortágua e nova deslocação à turma ribatejana do FC Alverca ‘B’.

O único ‘derby’ regional nesta Série C será quando a formação scalabitana receber, à 8.ª jornada, o UFCI Tomar.

Chã das Padeiras com nova iluminação

No intervalo da partida, foi descerrada uma placa que assinala a inauguração das novas torres de iluminação do Campo Chã das Padeiras, uma melhoria que vem trazer evidentes benefícios quer para treino quer para jogos nocturnos que ali se disputam.

O descerramento da placa foi feito pelos presidentes da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e da SAD do UDS, Pedro Patrício, ao qual assistiram os demais convidados para assistir à partida, entre eles, o presidente da União de Freguesias da Cidade, Diamantino Duarte, os vereadores João Leite e Diogo Gomes, o provedor da Misericórdia de Santarém, Hermínio Martinho e representantes da PSP.

Plantel ainda sujeito a mexidas

Todo o plantel do União Desportiva de Santarém para a nova época 2023-24

Entretanto começa a ficar definido o plantel do União de Santarém para a época desportiva 2023/2024, neste momento com 24 jogadores, mas ainda sujeito a alguns acertos por nele constarem atletas ainda à experiência no clube. Os jogadores Josué Duverger, Tiago Batista, Xavi, Fábio Santos e Alex transitam da época passada: Plantel 2023/2024 – Guarda-redes: Josué Duverger, Anthony Walker (ex-Praiense), Alex. Defesas: Marco Grilo (ex-Académica), Nhayson (ex-Esperança de Lagos), Rafael Viana (ex-Camacha), Bastian (ex-Benfica Castelo Branco), Fábio Santos, Déniz (ex-Samora Correia), André Guedes (ex-Alta de Lisboa), João Pinto (ex-Oriental Dragon). Médios: Jules Fontaine (ex-Serzedelo), Ricardo Apolinário (ex-Coruchense), Tiago Batista, Miguel Pinto (ex-Estrela Amadora), André Pacheco (Juvenil da U. Santarém), Martim Águas (ex-Oriental Dragon). Avançados: Miguel Lopes (ex-Lusitânia de Lourosa), Kamo-Kamo (ex-Vitória de Setúbal), Rodrigo Caldeira (Junior da UDS), Leandro Alves (ex-Rio Ave), Gonçalo Ruas (Juvenil da UDS), Lourenço Silva (Junior da UDS), Kaba (ex-Lusos Macedo de Cavaleiros), e Xavi.

Equipa técnica: Treinador: Filipe Antunes; Treinadores-adjuntos: André Marques, Diogo Filipe e Rafael Silva; Treinador de Guarda-redes: Miguel Mónica; Preparador físico: Shamilo Sousa; Massagista: Paulo Frajuca; Técnica de equipamentos: Goretti Pacheco; Director Desportivo: Abel Herculano.

Leia também...

‘Juntos pelo Rio Sorraia’ organiza caminhada

O Movimento Juntos pelo Rio Sorraia organiza domingo, dia 15, uma Caminhada…

Seis atletas do Vitória de Santarém representam Portugal no campeonato da Europa de Footgolf

Seis atletas da secção de Footgolf do Vitória Clube de Santarém que…

Atletas de Jiu-Jitsu do Vitória de Santarém conquistam pódios em Torres Novas

O Vitória Clube de Santarém esteve representado pela primeira vez numa prova…

VÍDEO | Rui Costa apadrinha 900 atletas do Santarém Cup

Rui Costa, ex-internacional português, é o padrinho da sétima edição do torneio…