A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos – Pólo de Marinhais inaugurou um novo espaço destinado aos mais novos.

“Brinca no Centro” é o nome do projecto que surgiu da necessidade de humanização da prestação de cuidados de saúde, uma vez que “o recurso a uma instituição de saúde encontra-se muitas vezes associado ao aumento de stress e ansiedade, principalmente nas crianças”, explicou a enfermeira Silvana Coelho, Especialista em Enfermagem Comunitária e coordenadora do projecto.

A intenção foi, por isso, segundo a coordenadora, aumentar o bem-estar das crianças dos 0 aos 10 anos, utilizadoras da unidade de saúde de Marinhais, através da melhoria do ambiente físico da sala de espera.

PUBLICIDADE

Brinquedos, jogos, livros, canetas, lápis, papel são alguns dos objectos e materiais agora disponíveis num espaço de lazer e de brincadeira que pretende conquistar os mais novos.

O projecto ganhou forma através do envolvimento de vários parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC, creche “Mãe Galinha” e Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria – ACES.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos facultou vários materiais que ajudaram a compor o “cantinho” – vedação, móvel de arrumação, quadro e mais de meia centena de livros, entre outros. A Junta de Freguesia de Marinhais ofertou caixas para arrumação e material necessário para a identificação do local. O ACES entregou mobiliário infantil.

Para assinalar a entrada em funcionamento do novo espaço, que contou com a presença de meia centena de crianças da creche “Mãe Galinha”, foi inaugurada a exposição de desenhos das crianças dos jardins-de-infância da freguesia e uma exposição de fotografia alusiva à perspetiva histórica de evolução da Unidade de Saúde de Marinhais.

A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos dinamizou a Hora do Conto com a leitura do livro “A Alice no País das Maravilhas” e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Salvaterra de Magos preparou uma sessão de actividade física ao ar livre.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Transmissão comunitária preocupa autarcas de Santarém

Os autarcas de Santarém estão apreensivos com a evolução negativa da situação…

Exame inovador detecta mais facilmente doença coronária no Hospital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) realiza, desde o passado mês de…