Unidade de Saúde de Marinhais com espaço “Brinca no Centro” dedicado às crianças

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos – Pólo de Marinhais inaugurou um novo espaço destinado aos mais novos.

“Brinca no Centro” é o nome do projecto que surgiu da necessidade de humanização da prestação de cuidados de saúde, uma vez que “o recurso a uma instituição de saúde encontra-se muitas vezes associado ao aumento de stress e ansiedade, principalmente nas crianças”, explicou a enfermeira Silvana Coelho, Especialista em Enfermagem Comunitária e coordenadora do projecto.

A intenção foi, por isso, segundo a coordenadora, aumentar o bem-estar das crianças dos 0 aos 10 anos, utilizadoras da unidade de saúde de Marinhais, através da melhoria do ambiente físico da sala de espera.

Brinquedos, jogos, livros, canetas, lápis, papel são alguns dos objectos e materiais agora disponíveis num espaço de lazer e de brincadeira que pretende conquistar os mais novos.

O projecto ganhou forma através do envolvimento de vários parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Unidade de Cuidados na Comunidade – UCC, creche “Mãe Galinha” e Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria – ACES.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos facultou vários materiais que ajudaram a compor o “cantinho” – vedação, móvel de arrumação, quadro e mais de meia centena de livros, entre outros. A Junta de Freguesia de Marinhais ofertou caixas para arrumação e material necessário para a identificação do local. O ACES entregou mobiliário infantil.

Para assinalar a entrada em funcionamento do novo espaço, que contou com a presença de meia centena de crianças da creche “Mãe Galinha”, foi inaugurada a exposição de desenhos das crianças dos jardins-de-infância da freguesia e uma exposição de fotografia alusiva à perspetiva histórica de evolução da Unidade de Saúde de Marinhais.

A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos dinamizou a Hora do Conto com a leitura do livro “A Alice no País das Maravilhas” e a Unidade de Cuidados na Comunidade de Salvaterra de Magos preparou uma sessão de actividade física ao ar livre.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS