Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo, localizado no Hospital de Torres Novas, vai estar a funcionar em pleno a partir de sábado e até ao final do primeiro trimestre, anunciou a instituição.

“O Serviço de Urgência Pediátrica estará a funcionar sem constrangimentos, sete dias por semana, 24 horas por dia, durante os meses de fevereiro e março”, indicou hoje a ULS Médio Tejo, em comunicado.

De acordo com a nota, esta foi uma deliberação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que assegura assim o pleno funcionamento de um serviço que encerrou todos os fins de semana desde novembro de 2023.

No início de outubro, a DE-SNS tinha divulgado o mapa de urgências de pediatria para o inverno, com a de Torres Novas, no distrito de Santarém, a funcionar com constrangimentos até janeiro de 2024, fechando quinzenalmente, entre sexta-feira e domingo.

A medida, contudo, seria revista um mês depois e aquele serviço passou a encerrar todos os fins de semana, entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de segunda-feira, situação que se manteve até hoje.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da instituição hospitalar, Casimiro Ramos, disse à Lusa que o motivo do encerramento semanal daquela urgência pediátrica se devia ao insuficiente número de pediatras para ter escalas completas.

No comunicado hoje divulgado, a ULS acrescenta que, “assim, a partir deste fim de semana, a assistência a todas as crianças e adolescentes será assegurada pela ULS Médio Tejo sem quaisquer interrupções, nomeadamente aquelas que têm vigorado ao fim de semana por deliberação da DE-SNS”.

Na mesma nota informativa, a ULS Médio Tejo relembra à população a importância de “ligar previamente para a linha SNS24 (808 24 24 24) antes de realizar qualquer deslocação a uma urgência” hospitalar.

“Através desta linha telefónica gratuita, disponível 24 horas, profissionais de saúde acreditados estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta de saúde mais adequada, reservando os cuidados das urgências hospitalares para os casos emergentes que carecem de assistência inadiável”, indica a ULS Médio Tejo.

A ULS Médio Tejo, criada no âmbito da reorganização dos serviços de saúde em 01 de janeiro, é constituída pelo Hospital Dr. Manoel Constâncio (Abrantes), Hospital Nossa Senhora da Graça (Tomar) e Hospital Rainha Santa Isabel (Torres Novas), além de 35 Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários, dando resposta direta a cerca de 170 mil utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.

Leia também...

Despiste aparatoso provoca um ferido em Santarém (c/fotos)

Uma pessoa ficou ferida sem gravidade na sequência de um despiste de uma viatura ligeira na tarde desta quinta-feira, 17 de Junho, na Avenida…

Homem detido em Torres Novas por agressão física e psicológica contra namorada

Um homem, de 36 anos, acusado de violência física e psicológica contra a sua namorada, foi detido GNR em Torres Novas, e ficou proibido…

Interior Norte e Centro continua em perigo máximo de incêndio

Cerca de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar…

Voluntários retiram 1500kg de resíduos do Polje de Minde

Cerca de 1500kg de resíduos foram removidos do Polje de Minde no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, numa acção de voluntariado…