Comprar um carro novo ou usado implica, não raras vezes, uma despesa que nem todas as carteiras têm capacidade de cobrir no imediato.

Por essa razão, na aquisição de um automóvel, entram em campo os chamados créditos automóveis, soluções de financiamento que pertencem à categoria dos créditos com finalidade especifica que oferecem financiamento em linha com as necessidades de quem quer comprar carro.

Por exemplo, com um par de cliques no nosso smartphone, entramos na página de um dos mais competitivos créditos automóveis do mercado português, o crédito automóvel da Credibom, instituição de crédito “Marca 5 Estrelas” em 2023, que nos oferece montantes de financiamento entre os 7500 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 30 aos 120 meses.

Apesar da facilidade de encontrarmos o crédito automóvel que nos vai permitir adquirir um novo automóvel, ao pedirmos um crédito automóvel temos de levar em conta uma série de outros fatores como irá ficar a saber já de seguida.

O que ter em conta ao pedir um crédito automóvel?

• A Taxa de Esforço

Este é um ponto inegociável sempre que pretende pedir um crédito automóvel ou outro, pois é através do cálculo desta taxa que ficará a saber qual o peso que o empréstimo terá no seu orçamento mensal.

Para além disso, como a taxa de esforço é um precioso indicador da sua saúde financeira, as instituições de crédito vão utilizá-la para aferir se se trata de um crédito de risco. A este respeito, é preciso notar que o Banco de Portugal, entidade responsável pelo setor financeiro em Portugal, aconselha a que não sejam concedidos créditos a quem apresente uma taxa de esforço superior a 40%.

Para calcular a sua taxa de esforço, utilize a seguinte fórmula:

Taxa de Esforço = Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100

• Defina um valor de entrada (caso não peça financiamento a 100%)

Se decidir pedir um crédito automóvel não recorrendo a 100% do financiamento necessário para a aquisição do automóvel, deve pensar sobre o valor máximo que vai dar de entrada, uma vez que esta entrada poderá ajudá-lo na poupança de uma série de euros.

Para além disto, ao definir a entrada, estará também a baixar o montante que vai ter de pedir no âmbito do crédito automóvel e, subsequentemente, a mensalidade.

• Tenha em mente todos os custos conexos à compra do automóvel

Um automóvel novo e, especialmente, um carro usado, tem custos que ultrapassam o valor da própria viatura, nomeadamente o IUC (Imposto Único de Circulação), o ISV (Imposto Sobre Veículos) e o IVA.

No caso de um veículo usado, a estas despesas, juntam-se ainda custos com manutenção.

• O crédito automóvel só pode ser usado na aquisição de um carro novo/usado compra a profissionais

Se está a ponderar contratualizar um crédito automóvel, deve saber que só o poderá pedir se comprar o automóvel, novo ou usado, num concessionário. Caso compre a um particular, a melhor opção é pedir um crédito pessoal sem finalidade.

• Escolher o prazo de pagamento

Tal como acontece com outro tipo de créditos pessoais, aumentar o prazo de reembolso do crédito automóvel fará com que as mensalidades sejam mais suaves, mas, em contraponto, pagará mais juros e vice-versa.

Por isso, por exemplo, ao utilizar o simulador de crédito automóvel da Credibom, vá comparando as mensalidades e taxas de juro para diversos prazos de reembolso e escolha aquele que se adeque às suas necessidades e orçamento.

• Contrate de forma online

A melhor forma de conseguir um crédito automóvel de forma mais rápida e menos burocrática, é contratá-lo através da Internet.

Como já referimos para o caso do crédito automóvel da Credibom, com apenas dois cliques estará a simular o seu crédito e, caso lhe agrade a proposta, no momento seguinte estará a clicar na barra “Fazer Pedido” para prosseguir com o processo.

Neste momento, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online a que deve adicionar os documentos exigidos pela Credibom e submeter o pedido. Após uma célere análise, se o pedido for aprovado, a Credibom deposita-lhe o dinheiro solicitado na sua conta bancária.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…