A Unidade de Saúde Familiar (USF) Planalto, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, foi distinguida com a certificação de qualidade de nível “Bom”, atribuída pela Direção-Geral da Saúde (DGS), segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA).
A distinção foi assinalada numa cerimónia simbólica realizada esta terça-feira, 16 de Dezembro, que incluiu a afixação pública da placa de certificação.
Na ocasião, a coordenadora da USF Planalto, Laurinda Leitão, considerou que a certificação “representa muito mais do que um reconhecimento formal”, sendo “o reflexo do trabalho, da dedicação e do compromisso diário de uma equipa que acredita no que faz e nas pessoas que serve”.
A coordenadora da USF Planalto destacou ainda que o resultado alcançado “é fruto de um percurso coletivo”, marcado “pelo esforço, pela perseverança e por um forte espírito de equipa”.
Pedro Marques, presidente do conselho de administração da ULS Lezíria sublinhou que a certificação “não é um ponto de chegada, mas o início de um compromisso permanente de melhoria contínua, com impacto direto na qualidade dos cuidados prestados à população”.
O responsável salientou ainda que este processo “reforça a cultura de qualidade na organização”, lembrando que a avaliação intermédia “terá início já no próximo ano”.
“É pelos nossos utentes que existimos e é para eles que, todos os dias, procuramos fazer mais e melhor”, afirmou.
Também o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, felicitou a equipa da USF Planalto, referindo que “este reconhecimento reforça a confiança da população nos cuidados de saúde prestados e evidencia o valor dos profissionais”, reiterando o empenho do município “na criação de melhores condições para a fixação de profissionais de saúde” e na “melhoria das infraestruturas”.
A certificação foi concedida em Setembro de 2024 e é válida por um período de cinco anos.

