Cerca de uma dezena de utentes, professores e dirigentes da Academia Sénior do Concelho de Alcanena visitaram a ETAR de Alcanena, sob a gestão da AQUANENA, no passado dia 25 de Maio de 2021.

Durante a visita, foram explicadas, sucintamente, as várias fases do processo de tratamento da ETAR e foi feita uma visita ao Aterro de Lamas. Os idosos assistiram ainda a uma apresentação de duas amostras de águas residuais, uma proveniente de colheita efectuada antes do processo de tratamento e outra efectuada após o tratamento, que seria rejeitada para o meio hídrico. Foi também efectuado um enquadramento sobre o processo de tratamento e deposição de lamas provenientes da ETAR no aterro.

Na visita, foi feita a sensibilização para a dimensão dos processos associados à ETAR, nomeadamente: a ETAR recebe e trata uma carga orgânica equivalente a 400 mil habitantes num concelho com cerca de 13 mil habitantes; 80% do total dos efluentes são de origem industrial; A eficiência de tratamento da ETAR situa-se entre os 90 e os 99%; O consumo mensal de energia na ETAR é equivalente ao consumo de 1220 habitações (510 mil kWh/mês); O processo de tratamento recorre ao consumo de 500 toneladas de reagentes por mês; São realizados mais de 6500 controlos analíticos e medições para avaliar parâmetros na ETAR e no meio hídrico (Ribeira do Carvalho).

PUBLICIDADE
Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Bombeiros de Santarém recolhem 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados

13 associações do distrito de Santarém.

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…