Para assinalar o arranque no ano lectivo de 2022-2023, a Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) organizou uma cerimónia no Teatro Sá da Bandeira na quarta-feira, 2 de Novembro entre as 15 e as 16h30.

Marcaram presença no evento, entre outros, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém e Presidente do Conselho de Parceiros da UTIS, Diamantino Duarte, Presidente da União Freguesias da Cidade de Santarém, Vitor Barreto, Coordenador do Conselho Científico Pedagógico da UTIS, e Herminio Martinho, Presidente Cessante do Conselho de Parceiros da UTIS e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Ricardo Gonçalves começou por saudar os alunos e professores da UTIS, “que são menos, em virtude do que passámos na Pandemia do COVID-19. Neste regresso à normalidade, e começámos por ouvir o Coro, quero fazer um agradecimento a todos vós pela adaptabilidade que tiveram”. O Presidente considera que “a UITIS é uma grande família e nós gostamos de estar com as nossas famílias e com os nossos amigos. O saber não ocupa lugar e vocês tem laços, com raízes profundas nos corações uns dos outros. Isso percebe-se nas vossas actuações e nas vossas aulas, onde já tive a oportunidade de participar em algumas. Uma demonstração de que o que foi pensado no início deste século, a constituição da Universidade da Terceira Idade em Santarém, foi um grande projecto. É de louvar as pessoas que o fizeram”.

Ricardo Gonçalves terminou a sua intervenção reafirmando que a UITIS pode contar com o apoio do Município de Santarém, desejando que volte a contar com a inscrição dos 400 alunos como já teve num passado recente.

A cerimónia contou com intervenção de sapiência de José Miguel Raimundo Noras, Historiador de Santarém, que fez uma apresentação sobre o tema: “Alexandre Herculano: a última causa de José Relvas”.

Este acto solene foi abrilhantado com a actuação do Coro da UTIS, sob a batuta da maestrina Silvia Mendonça, que interpretou na abertura o tema “Vai-te embora, ó Papão” e no encerramento da sessão, cantou o tema “Frére Jacques”, de origem francesa, considerado por muito tempo anónimo, provavelmente de autoria de Jean-Philippe Rameau.

De referir que, a UTIS conta neste momento com 274 alunos, numa oferta de 45 disciplinas, lecionadas por cerca de 20 professores. Uma instituição que recebeu uma medalha, por ser uma das 20 Universidades da Terceira Idade mais antigas de Portugal. No próximo dia 18 de Novembro, a UTIS organiza a recepção ao caloiro, num dia que termina com um jantar de boas-vindas aos novos alunos.

Leia também...

Concentrações de pólen muito elevadas na região

Todas as regiões do continente apresentam esta semana concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de…

Utentes do Médio Tejo organizam vigílias por cuidados de saúde de proximidade

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo vai realizar na próxima semana uma série de acções, incluindo duas vigílias, para reivindicar melhores…

Hospital de Abrantes reforça número de camas de internamento devido a pico na Urgência

O Hospital de Abrantes, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), está hoje com constrangimentos devido à “elevada procura” das Urgências, tendo reforçado o…

Azambuja debateu aditivo inovador na conservação de vinhos

O Município de Azambuja promoveu um seminário subordinado ao tema inovador da conservação de vinhos substituindo os artificias sulfitos por um aditivo natural –…