As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a `task force´ que coordena o plano de vacinação.

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de Abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado na última semana, indica que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinado, mas 14,3% ainda não decidiram se vão receber a vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 6% da faixa etária entre os 18 e os 24 anos (49.206 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina e 5% (35.621) têm a vacinação completa.

Leia também...

Almeirim cria serviço de apoio emocional para enfrentar confinamento

O concelho de Almeirim disponibiliza à população um serviço de atendimento telefónico para apoio emocional no âmbito do confinamento imposto pela pandemia da covid-19.…

Autoagendamento disponível para vacinação de crianças entre 5 e os 11 anos

A marcação para a toma da vacina contra a covid-19 para crianças entre os 5 e 11 anos está disponível, desde ontem, através do…

Deve procurar ajuda se sentir sinais e sintomas de alterações na audição

Um alerta de Mário Galveias, no Dia Mundial da Audição.

Diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria dos cancros

“A grande maioria dos cancros pode ser curável se o diagnóstico for feito em fases iniciais da doença”. A afirmação é de Sandra Bento,…