As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a `task force´ que coordena o plano de vacinação.

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de Abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado na última semana, indica que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinado, mas 14,3% ainda não decidiram se vão receber a vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 6% da faixa etária entre os 18 e os 24 anos (49.206 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina e 5% (35.621) têm a vacinação completa.

Leia também...

ULS Médio Tejo com orçamento de 203 ME e 32 medidas prioritárias para 2024 

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo apresentou hoje um orçamento de 203 milhões de euros (ME) e eixos estratégicos para 2024,…

Santarém acolhe evento para “desmistificar” a diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) promove no sábado, em Santarém, um evento de informação e partilha de testemunhos, destinado a “desmistificar…

ULS Lezíria promoveu I Encontro de Saúde Infantil

A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) realizou o I Encontro de Saúde Infantil, subordinado ao tema “Aleitamento Materno: Formar para o…

Hospital de Santarém avaliado com excelência clínica em seis áreas

Pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.