O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar quarta-feira a vacinação contra a covid-19 nos nove concelhos do distrito de Santarém que abrange, indo aplicar 1.700 doses, disse hoje à Lusa o coordenador.

O diretor executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, afirmou que, depois de um primeiro lote de 102 vacinas que foi administrado segunda-feira apenas a utentes com mais de 80 anos referenciados pelas Unidades de Saúde Familiar do concelho de Santarém, as 1.700 doses entretanto recebidas permitem alargar, a partir de quarta-feira, a vacinação aos restantes concelhos.

Estas doses vão ser aplicadas, entre quarta e sexta-feira, a utentes com mais de 50 anos e com doenças de risco e com 80 ou mais anos, na Casa do Campino, em Santarém (300), e nas unidades de saúde de Rio Maior (250), Almeirim (250), Salvaterra de Magos (250), Coruche (250), Cartaxo (250), Alpiarça (50), Chamusca (50) e Golegã (50).

Carlos Ferreira adiantou que foram já recebidas mais 830 doses para aplicar no início da próxima semana.

Por outro lado, prossegue ainda esta semana a vacinação em lares dos concelhos da Chamusca, Salvaterra de Magos e Rio Maior, que não foram abrangidos nas fases anteriores por estarem com surtos ativos, entretanto resolvidos.

A aplicação da segunda dose foi já concluída nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) dos concelhos de Rio Maior, Alpiarça, Chamusca e Golegã, Santarém, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche e Cartaxo, onde não existiram surtos.

Entre sexta-feira e hoje foram igualmente vacinados, com a primeira dose, um total de 305 bombeiros que não tinham ainda recebido a vacina, ficando apenas por inocular os que estão infetados.

Os elementos das corporações de bombeiros recebem a vacina da AstraZeneca, que implica uma segunda dose passados 28 dias (ao invés dos 21 dias da Pfizer, que está a ser aplicada nos lares e à população), tendo sido possível alargar a vacinação a elementos das equipas da Cruz Vermelha e a 53 pessoas entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades, acrescentou.

A vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal no passado dia 27 de dezembro, com a primeira fase a abranger os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.

Recentemente, foram incluídos no plano de vacinação pessoas com 80 ou mais anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

O objectivo é vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos até Março.

Leia também...

Mais de 60 concelhos de nove distritos em perigo máximo

Mais de 60 concelhos de Faro, Bragança, Guarda, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em perigo máximo de incêndio…

Santarém: Homem detido por violência doméstica e tentativa de homicídio

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no passado dia 25 de Setembro, pelas 19h20m, um homem de 22 anos, pelo crime de violência…

Memorável – Raúl Ferrão

Foi um dos compositores que mais colaborou para a configuração e difusão do “fado-canção. Elegeu formas com refrão, medrando melodias fluidas e de simples…

Associação dos Ucranianos em Portugal realiza conferência para debater o “Apoio sociopsicológico aos refugiados”

A sessão de abertura da Conferência “Organização do Espaço Educacional Inclusivo em Instituições de Educação para Refugiados”, organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal…