O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar quarta-feira a vacinação contra a covid-19 nos nove concelhos do distrito de Santarém que abrange, indo aplicar 1.700 doses, disse hoje à Lusa o coordenador.

O diretor executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, afirmou que, depois de um primeiro lote de 102 vacinas que foi administrado segunda-feira apenas a utentes com mais de 80 anos referenciados pelas Unidades de Saúde Familiar do concelho de Santarém, as 1.700 doses entretanto recebidas permitem alargar, a partir de quarta-feira, a vacinação aos restantes concelhos.

Estas doses vão ser aplicadas, entre quarta e sexta-feira, a utentes com mais de 50 anos e com doenças de risco e com 80 ou mais anos, na Casa do Campino, em Santarém (300), e nas unidades de saúde de Rio Maior (250), Almeirim (250), Salvaterra de Magos (250), Coruche (250), Cartaxo (250), Alpiarça (50), Chamusca (50) e Golegã (50).

Carlos Ferreira adiantou que foram já recebidas mais 830 doses para aplicar no início da próxima semana.

Por outro lado, prossegue ainda esta semana a vacinação em lares dos concelhos da Chamusca, Salvaterra de Magos e Rio Maior, que não foram abrangidos nas fases anteriores por estarem com surtos ativos, entretanto resolvidos.

A aplicação da segunda dose foi já concluída nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) dos concelhos de Rio Maior, Alpiarça, Chamusca e Golegã, Santarém, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche e Cartaxo, onde não existiram surtos.

Entre sexta-feira e hoje foram igualmente vacinados, com a primeira dose, um total de 305 bombeiros que não tinham ainda recebido a vacina, ficando apenas por inocular os que estão infetados.

Os elementos das corporações de bombeiros recebem a vacina da AstraZeneca, que implica uma segunda dose passados 28 dias (ao invés dos 21 dias da Pfizer, que está a ser aplicada nos lares e à população), tendo sido possível alargar a vacinação a elementos das equipas da Cruz Vermelha e a 53 pessoas entre os 50 e os 65 anos com comorbilidades, acrescentou.

A vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal no passado dia 27 de dezembro, com a primeira fase a abranger os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.

Recentemente, foram incluídos no plano de vacinação pessoas com 80 ou mais anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas.

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

O objectivo é vacinar 80% das pessoas com mais de 80 anos até Março.

Leia também...

Santarém acolhe 1.º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos

O Salão Nobre da Casa do Campino acolheu na passada quinta-feira, 12 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos, promovido e organizado…

Autarquia apresenta esboço do novo Mercado Municipal de Almeirim

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, apresentou na segunda-feira, 21 de Outubro, a maquete da requalificação do Mercado Municipal da cidade que…

Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em Fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de Fevereiro, tendo em conta a actual situação epidemiológica…

Aprovado protocolo com juntas para compra de “kits” para incêndios em Ourém

A Câmara de Ourém aprovou um protocolo de colaboração com várias freguesias para financiar a aquisição de “kits” de primeira intervenção para combate a…