A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 arranca hoje em Portugal, com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a prever vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

A directora-geral da Saúde Graça Freitas garantiu, na sexta-feira, que está “tudo preparado” para a co-administração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos a partir de hoje, uma prática realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa optimizar os esquemas vacinais recomendados.

A DGS avançou que os dados disponíveis analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas.

Além disso, a informação disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, uma vez que, até à data, não existe evidência de alteração da resposta imunológica.

A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

Leia também...
Foto de arquivo

Hospitais do Médio Tejo vinculam 80 novos profissionais

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) está a vincular, até ao…

Três novos especialistas reforçam Serviço de Cardiologia do CHMT

Foto de arquivo O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) contratou no…

Passeio da Memória’2018 da Alzheimer Portugal inicia-se em Torres Novas

O Passeio da Memória é um grande evento anual da Alzheimer Portugal,…

Centro Hospitalar do Médio Tejo tem nova Unidade de Intervenção Vascular

A Unidade de Intervenção Vascular sobre acessos de Hemodiálise (fístulas e próteses)…