Decorreu no passado dia 27 de abril 2024, no edifício da Junta de Freguesia, em Vale de Figueira, uma sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

As comemorações em Vale de Figueira foram da iniciativa da comissão local para as comemorações composta por Cármen Guerra Melro, Maria Elvira Marques e Susana Veiga Branco e da Associação 25 de abril – Santarém.

Contou ainda com a participação das escolas, o apoio do executivo da União de Freguesias, da Presidente da Assembleia da União de Freguesias Susana Veiga Branco e do Município de Santarém.

A sessão que foi bastante participada pela população, teve início com as boas-vindas às entidades presentes, escolas e instituições envolvidas, representantes de associações locais e restante população por parte do Presidente da autarquia Ricardo Luís Costa que saudou a iniciativa e a importância da democracia, a relevância das conquistas de abril e os 50 anos da revolução.

De seguida foi dada a palavra ao Dirigente da Associação 25 de abril Dr. João Luís Madeira Lopes que congratulou todos os presentes e a população de Vale de Figueira pelo dinamismo da iniciativa referindo que o concelho de Santarém não é só a cidade e estas iniciativas nas localidades rurais têm extrema importância por isso, desde a primeira hora que a comissão apoiou esta iniciativa também em articulação com o município de Santarém na pessoa do Sr. Vereador Nuno Domingos.

Ao tomar a palavra Nuno Domingos reiterou as felicitações pela acção desenvolvida, pelo envolvimento junto da comunidade pela presença dos mais jovens e das crianças para declamar poesia ou partilhar as suas reflexões sobre a liberdade e a revolução, e pela magnífica exposição realizada apresentando espécimes bibliográficos, jornais da época, objetos e tantas outras curiosidades da nossa história comum, bem como os fabulosos trabalhos das escolas designadamente a réplica do chaimite que transportou Salgueiro Maia, realizado em cartão pela Escola EB1 de Vale de Figueira com a participação dos alunos, professoras e da auxiliar Raquel Fernandes, e os cravos do “Jardim da Liberdade” da Escola EB1 da Tojosa. Seguiram-se as intervenções das forças políticas com representação na Assembleia de Freguesia da U. F. nomeadamente Cármen Guerra Melro (CDU) e Maria Elvira Marques (PS), membros da comissão das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e também Tânia Pires (MIFU) em representação da Presidente da Assembleia de Freguesia.

Cármen Melro, agradecendo a todos os presentes começou por referir a importância destas ações para a preservação da memória e da luta pela liberdade travada nesta freguesia e apresentou os painéis evocativos com jornais e revistas da época sobre a revolução, e destacou os presos políticos (17) naturais da Freguesia de Vale de Figueira.

Elvira Marques referiu a importância das conquistas da revolução para a construção da democracia no país e em Vale de Figueira, a constituição das primeiras comissões recenseadoras e todo o trabalho desenvolvido para que se realizassem, um ano depois, a 25/4/1975 as primeiras eleições legislativas no nosso país e em Vale de Figueira, onde pela primeira vez, toda a população à época com uma enorme percentagem de analfabetismo, e designadamente todas as mulheres independentemente da sua condição e da sua situação de vida, puderam votar.

Mais referiu que após estas eleições ganhas pelo PS, o líder Mário Soares, visitou Vale de Figueira num dia de grande festa, a 15/5/1975 como demonstram as fotografias que constam da exposição com o registo da chegada de Mário Soares e a receção da população na rua da estação.

Nesse dia foi realizada a inauguração da sede do núcleo socialista de Vale de Figueira e um almoço também registado em fotografias da época. Terminada a apresentação da exposição, a sessão seguiu com a colaboração de Lourdes Veiga (CCRS, Santarém) na dinamização da sessão de poesia e música com vários jovens e crianças presentes, que declamaram peças poéticas ícones da poesia de abril e em termos musicais, com a presença e as atuações de Hugo Assunção, João Nogueira e Leonor Fonseca com temas do cancioneiro de abril, e ainda com José Manuel Rodrigues natural de Vale de Figueira com uma composição de sua autoria.

Participaram os jovens: Lara Luzes, Margarida Silveira, Ana Beatriz Carvalho, Tiago Rosário Santos, Micaela Peitaço, Maria Teresa Henriques, João Miguel Ferreira, Guilherme Costa Alves, Raquel Figueiredo Fernandes e as crianças David e Maria Leonor. A sessão riquíssima, contou ainda com a partilha de testemunhos e memórias de abril poemas e outras histórias com Elvira Marques viúva de Carlos Marques (ex-autarca desta Freguesia), Eulália Carvalho, Fernanda Gaspar e Ana Salgado.

Ao terminar cantaram-se os Parabéns ao 25 de Abril com um bolo oferecido pela autarquia e ouviram-se vivas à Liberdade e a Vale de Figueira!

A exposição pode ser visitada no edifício da junta de freguesia de Vale de Figueira até 31 de maio de 2024, de acordo com o horário de funcionamento da junta.

Leia também...

Azambuja cria atendimento de apoio à vítima em protocolo com a APAV

O  Município de Azambuja formalizou, na quinta-feira, 7 de Março, o protocolo…

Cartaxo assinala Dia Internacional da Família

O dia comemorativo, que se celebra anualmente a 15 de Maio, vai…
Foto de arquivo

Mais de 20 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Mais de duas dezenas de concelhos do interior Norte, Centro e Algarve…

Relação confirma penas para arguidos condenados por tráfico de seres humanos

O Tribunal da Relação de Évora confirmou as penas de prisão de…