Mário Pereira – Câmara Municipal de Alpiarça

O que está pensado no município para assinalar esta quadra?

De forma a assinalar esta quadra das tradicionais Festas, o Município de Alpiarça, para além de manter a iluminação de Boas Festas em todas as áreas urbanas das localidades do concelho, irá realizar, em parceria com a Junta de Freguesia, a ArteNatal 2020 – Mostra de artesanato e doçaria local, no espaço requalificado do Mercado, com animação, espectáculos para crianças e jovens, procurando promover a produção local e a dinamização da actividade económica; Irão ser ainda realizadas outras actividades culturais como “O Natal pelas nossas mãos”, “A Biblioteca ao seu encontro” e o “Juntos de Férias”, na Biblioteca Municipal, assim como um Concurso de Montras de Natal, com a participação dos comerciantes locais e, ainda, uma campanha de apelo ao consumo no concelho denominada “Alpiarça – este Natal dê valor ao comércio local”.

PUBLICIDADE

A Autarquia lançou algum tipo de medidas para atenuar as consequências das restrições impostas para contenção da pandemia e a crise económica que lhe está a associada?

Face à expectável evolução económica e social decorrente da crise sanitária provocada pela resposta à Covid-19, o Município de Alpiarça tem vindo a tomar desde o passado mês de Março um conjunto de medidas de apoio social à população, aos mais precisam neste contexto, mas também com impacto junto das actividades económicas, no quadro das competências e possibilidades da autarquia. Destaco um vasto pacote de isenções de rendas, taxas e tarifas às actividades económicas e aos agentes que têm rendas e concessões municipais, bancas e lojas, esplanadas, etc. Em conjunto com os municípios vizinhos também foram concedidas isenções e reduções nos pagamentos de água, saneamento e resíduos às pessoas, empresas e instituições afectadas nos seus rendimentos. Mais recentemente reforçámos o valor a atribuir às Bolsas para estudantes do ensino superior do concelho e comparticipámos no apoio ao programa de vacinação gratuita nas farmácias locais para a gripe sazonal às pessoas com mais de 65 anos. Como referi antes, a campanha de incentivo ao consumo dos nossos produtos e nos estabelecimentos do concelho de Alpiarça – a “Este Natal dê valor ao comércio local” – é uma oportunidade de promover e divulgar o que temos e o que produzimos, num claro apoio à actividade económica de cariz local num período muito difícil.

Que mensagem quer deixar aos munícipes nesta quadra?

Desejo Boas Festas a todos. Os alpiarcenses são depositários de um valiosíssimo património de resistência e luta contra as adversidades. Foi assim na luta contra a exploração e o fascismo e pela liberdade e a democracia. Foi assim após o 25 de Abril na procura de construir uma sociedade mais justa, democrática e progressista. É assim agora no combate à propagação da pandemia, com a demonstração clara de elevados sentido de responsabilidade e de solidariedade que têm conduzido a resultados muito positivos neste âmbito. Mantendo esses valores – aliás, fortalecendo-os – vamos ultrapassar juntos este momento muito difícil na nossa vida colectiva. Um feliz Natal e um ano de 2021 que seja muito melhor é o que desejo a todos.

PUBLICIDADE
Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

João Manzarra apela à adopção de cães abandonados em Santarém

João Manzarra, conhecido apresentador de televisão, esteve esta sexta-feira, 15 de Novembro,…

Estatuto do Antigo Combatente assegura um “tardio, mas justo reconhecimento”

O parlamento aprovou, no passado dia 23, o Estatuto do Antigo Combatente,…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…