O Município de Alcanena promoveu, no dia 20 de Novembro, no Cine-Teatro São Pedro, uma Homenagem a Victor Costa, nome incontornável da cultura e das artes do concelho, falecido a 21 de Novembro 2015.
A sessão teve início com o descerramento da placa de homenagem, no átrio do Cine-Teatro, com a atribuição do nome do homenageado ao Auditório desta sala de espetáculos, que passou a designar-se “Auditório Victor Costa”. A placa de homenagem foi descerrada pelo Presidente da Câmara, Rui Anastácio, e pela mãe do homenageado, Odete Costa.
Seguiu-se a apresentação da peça “Disse Pacheco”, com texto de Victor Costa, encenação de Filipe Dias e interpretação de André Conceição, Filipe Dias, Luís Simões e Patrícia Salvado.
Após a peça, foi lida uma mensagem enviada pelo Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, através da qual reconheceu o marco deixado por Victor Costa “nos diversos universos em que se movimentou com a mesma dedicação, empenho e simpatia”, manifestando o seu “profundo agradecimento e reconhecimento do sentido de Serviço Público que Victor Costa deixou nas artes”.
Tiveram, depois, lugar as comoventes intervenções de Abílio Costa e Bárbara Costa, respetivamente irmão e sobrinha do homenageado, a que se seguiu a também emotiva intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio.
Todos, sem exceção, aludiram às qualidades do homenageado, com destaque para a sua extrema bondade e generosidade, sem esquecer o tanto que deu à cultura e às artes, o seu empenho e dedicação a tudo o que fazia e todos com quantos se cruzou, o sentido de serviço público e a extrema devoção à família.
Uma noite repleta de emoções, numa justíssima homenagem àquele que muitos, ainda hoje, apelidam de “Senhor Cultura de Alcanena”, na data que o Cine-Teatro São Pedro comemorou o seu 69.º aniversário.