A vida, a obra e a projecção de mestre Leal da Câmara (1876- 1948), um dos maiores panfletários da caricatura, em Portugal, em Espanha e em França, vai ser objecto de uma visão retrospectiva pelo jornalista António Valdemar, a realizar no próximo dia 7 de Novembro, pelas 16 horas, na Casa Museu Leal da Câmara, na Rinchoa, Rio de Mouro.

A conferência, subordinada ao título genérico «Leal da Câmara, Portugal, o Mundo e a Casa”, encerra um ciclo comemorativo promovido pelo investigador e director do museu, Elvio Melim de Sousa, e tem o patrocínio do Presidente da Câmara de Sintra e dos responsáveis pela área da cultura.

Assim, vão estar em destaque os aspectos mais significativos da criação plástica e da intervenção cívica de Leal da Câmara – que, em 1900, foi o primeiro português a conhecer Picasso, em Paris, e  que também conviveu com outras notáveis personalidades internacionais – como, por exemplo, Anatole France,  Trotsky, Valle Inclan e Ruben Dario; poetas e escritores portugueses como Cesário Verde, Gomes Leal, Guerra Junqueiro e Aquilinio Ribeiro; artistas como Stuart Carvalhais,  Almada Negreiros e  Jorge Barradas, além de políticos  como Afonso Costa, João Chagas, Magalhães Lima, António José de Almeida, entre outros.

A conferência será acompanhada por um power point concebido pelo designer Álvaro Carrilho, autor de muitos outros tais como acerca do Orpheu, do Portugal Futurista, de Fernando Pessoa, de Mário de Sá Carneiro, de Almada Negreiros, de Vitorino Nemésio, de Sampaio Bruno, da Revolução de 1910 e a implantação da República.

Leia também...

Nuno Russo deixa Secretaria de Estado da Agricultura

O escalabitano Nuno Russo abandonou o cargo de Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, a seu pedido, 14 meses depois de…

Santarém recebe parceiros do Projecto Internacional BE.Safe

Santarém recebeu ontem, 6 de Fevereiro, parceiros do Projecto Internacional BE. Safe – projecto que tem como objectivo capacitar os educadores que trabalham com…

Tancos: Um furto em investigação há 16 meses que provocou demissões e uma remodelação

O furto de material de guerra dos paióis de Tancos levou em 2018, um ano e quatro meses depois, à demissão do ministro da…

Homem de 47 anos detido por cultivo de cannabis

Um homem de 47 anos foi detido em flagrante delito, na quinta-feira, 1 de Agosto, por cultivo de cannabis, em Abrantes. A GNR de…