Cerca de quinhentos congressistas apresentaram e debateram projectos por si desenvolvidos esta terça-feira, 8 de Outubro, no congresso “cientistas de palmo e meio”, em Alcanede.

O congresso, promovido e inserido nas comemorações dos 40 anos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), reuniu alunos entre os 5 e 12 anos da escola básica de Alcanede, parceira no projecto, e de estabelecimentos de ensino envolventes ao Parque Natural e ainda uma escola de Lagos que faz um trabalho de investigação idêntico mas em ambiente marinho.

Durante o congresso, os alunos apresentaram comunicações de projectos de Ciência e de Educação Ambiental resultantes de trabalhos de índole pedagógica e científica, desenvolvidos no meio escolar, que incidem sobre o Parque Natural e ainda os diferentes processos de estimulação para a investigação científica e para a conservação da natureza.

“A Pedra – do Passado ao Futuro”, “Abelhas Saudáveis sem Pesticidas”, “Ciência em Movimento”, “Ciência no Pátio – Projeto OSOS”, “Predação Jurássica”, “Aprender fazendo com MICROBIT” e “Algar, um Laboratório Vivo” foram os trabalhos apresentados pelos pequenos cientistas.

A ideia do congresso surgiu em Agosto de 2018, durante o 24.º Congresso Internacional de Biologia Subterrânea. Para Helena Vieira, Directora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, esta foi a forma encontrada para mostrar aquilo que se faz na escola.

Ao envolver os alunos das várias faixas etárias neste evento, pretendeu-se cativar, educar e criar cidadãos críticos e activos, capazes de defenderem e compreenderem o mundo que os rodeia, o que para Rui Pombo, director Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) é importante pois dá uma visão dos mais jovens sobre o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).

O congresso contou ainda com um Conselho Científico-Pedagógico que avaliou a qualidade das comunicações propostas.

A iniciativa continuou durante a tarde com visitas ao Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta “Algar do Pena”, à Jazida de icnitos de Vale dos Meios e ao LabMobel, estacionado no pátio da escola.

Leia também...

Universidade Sénior do Cartaxo deu as boas-vindas ao novo ano lectivo

A sessão de abertura do novo ano lectivo contou com uma oração…

Alunos do primeiro ciclo recebem ‘kits’ ambientais

Os cerca de 1.100 alunos do 1.º ciclo do concelho de Tomar…

Câmara de Santarém apoia curso da Escola Superior de Educação para pessoas com deficiência intelectual

A Câmara de Santarém aprovou segunda-feira, 3 de Fevereiro, a atribuição de…

Talentos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquina Solidários

Na passada quarta-feira, dia 9 de Maio, pelas 21h30, no Centro Cultural…