Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II, em Santarém, a quarta sala de Aula do Futuro do concelho, no âmbito do projecto de combate ao insucesso escolar fomentado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos, computadores, tablets, quadros e mesas interactivos, máquinas de filmar, robots, que visam a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens.

Para a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém, esta tipologia de sala de aula será cada vez mais frequente, uma vez que, na actualidade, o ensino tem outro tipo de exigências.

Criadas com o intuito de repensar os papéis da pedagogia, tecnologia e design das salas de aula, estes ambientes educativos inovadores permitem o desenvolvimento da autonomia tanto para os alunos como para os professores, a aprendizagem multidisciplinar e o reforço da autoconfiança, para além da articulação curricular entre as diferentes matérias das diversas disciplinas.

Leia também...

Escolas do concelho de Santarém sem abandono escolar nos últimos quatro anos

Os Agrupamentos de Escola do concelho de Santarém registaram pelo quarto ano consecutivo uma taxa zero de abandono escolar por parte dos estudantes. Nos…

“O Conservatório de Música de Santarém é um espaço ao serviço da Comunidade”

O Conservatório de Música de Santarém comemorou, no passado dia 17 de Maio, o seu 38º Aniversário. A esse propósito, o Correio do Ribatejo…

Instituto Politécnico de Santarém investe 7 ME em infraestruturas e alojamento estudantil

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) tem várias obras a decorrer nas suas escolas, num investimento de 7 milhões de euros, que contempla a…

Câmara de Rio Maior abre candidaturas a bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Rio Maior abriu esta terça-feira, 21 de Abril, as candidaturas a novas bolsas de estudo para os alunos do ensino…