Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II, em Santarém, a quarta sala de Aula do Futuro do concelho, no âmbito do projecto de combate ao insucesso escolar fomentado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos, computadores, tablets, quadros e mesas interactivos, máquinas de filmar, robots, que visam a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens.

Para a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém, esta tipologia de sala de aula será cada vez mais frequente, uma vez que, na actualidade, o ensino tem outro tipo de exigências.

Criadas com o intuito de repensar os papéis da pedagogia, tecnologia e design das salas de aula, estes ambientes educativos inovadores permitem o desenvolvimento da autonomia tanto para os alunos como para os professores, a aprendizagem multidisciplinar e o reforço da autoconfiança, para além da articulação curricular entre as diferentes matérias das diversas disciplinas.

Leia também...

CDS pede “requalificação urgente” da escola Pedro Ferreiro

Os deputados do CDS entregaram no parlamento um projecto de resolução recomendando ao Governo que “efectue todas as diligências para a realização urgente das…

IP Santarém comemora 40º aniversário em formato digital

O Instituto Politécnico (IP) de Santarém celebra, no próximo dia 6 de Junho, 40 anos de existência, com recurso às tecnologias digitais devido à…

Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo recebem material tecnológico

Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo começaram a receber material tecnológico, na passada sexta-feira, dia 23 de Outubro, no âmbito da candidatura da Comunidade…

Município de Vila de Rei entregou Bolsas de Mérito a estudantes do Ensino Superior

O Município de Vila de Rei entregou bolsas de mérito aos alunos do ensino superior, que apresentaram os melhores resultados escolares, numa cerimónia realizada…