Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II, em Santarém, a quarta sala de Aula do Futuro do concelho, no âmbito do projecto de combate ao insucesso escolar fomentado pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Estes espaços, tecnologicamente ricos, possuem, entre outros equipamentos, computadores, tablets, quadros e mesas interactivos, máquinas de filmar, robots, que visam a motivação dos alunos, a prevenção do abandono escolar e a melhoria das aprendizagens.

Para a vereadora com o pelouro da Educação na Câmara de Santarém, esta tipologia de sala de aula será cada vez mais frequente, uma vez que, na actualidade, o ensino tem outro tipo de exigências.

Criadas com o intuito de repensar os papéis da pedagogia, tecnologia e design das salas de aula, estes ambientes educativos inovadores permitem o desenvolvimento da autonomia tanto para os alunos como para os professores, a aprendizagem multidisciplinar e o reforço da autoconfiança, para além da articulação curricular entre as diferentes matérias das diversas disciplinas.

Leia também...

FOTOS | Mais mil estudantes celebram Dia da Criança no Complexo Aquático de Santarém

Mais de mil crianças das escolas do concelho de Santarém celebraram esta sexta-feira, dia 31 de Maio, o Dia Internacional da Criança, no Complexo…

Nove Escolas de Santarém vão aprender sobre alimentação saudável

A 3ª edição da Escola Missão Continente vai contar com um total de 276 escolas participantes em todo o país O Programa Escola Missão…

Técnicos que leccionam cursos de interpretação pedem em Santarém o fim da precariedade

A situação de precariedade dos técnicos que leccionam as disciplinas de interpretação, voz e movimento nos cursos de Interpretação nas escolas secundárias foi um…

Kinderpedia e FAPOESTEJO levam literacia e inclusão digital às escolas

A Kinderpedia e a FAPOESTEJO assinaram em Dezembro uma parceria que visa proporcionar condições especiais de acesso à Kinderpedia pelas escolas portuguesas protocoladas com…