O Ministério da Educação lançou hoje um vídeo com conselhos para os pais acompanharem o trabalho escolar dos filhos em casa, lembrando que “os alunos não estão de férias”.

Num vídeo dirigido aos encarregados de educação, a tutela recomenda que os horários estabelecidos pela escola sejam cumpridos e que o trabalho diário dos alunos seja acompanhado, sublinhando que, mesmo à distância, “não se pode faltar às aulas”.  

Alguns dos 10 conselhos do Ministério da Educação passam por verificar se todos os trabalhos propostos são realizados, manter o contacto com os professores e directores de turma, e ajudar a identificar as dúvidas que os alunos possam querer colocar aos professores.

O ministério aconselha também que os pais aproveitem este período para promover outras actividades que os alunos possam desenvolver em casa, como o exercício físico ou a leitura, numa altura em que cerca de dois milhões de alunos estão a ter aulas à distância.

“Aproveite os tempos livres entre aulas para que haja leitura, muita leitura”, aconselha a tutela no vídeo publicado na página do Youtube da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em que também são promovidas as visitas a museus e exposições virtuais.

O Governo anunciou na sexta-feira a suspensão das actividades presenciais lectivas e não lectivas em todos os estabelecimentos de ensino, desde creches a universidades e politécnicos, a partir de hoje e até dia 9 de Abril, como uma das várias medias para controlar a propagação do novo coronavírus, numa altura em que o país está em Estado de Alerta.

Segundo dados do Ministério da Educação, só cerca de 800 escolas vão abrir portas, para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de pessoal hospitalar e de emergência, os únicos que poderão continuar a ir à escola, para que os pais possam ir trabalhar.  

A Direção-Geral da Educação, já enviou às escolas, as informações relativas ao novo sítio na internet, que reúne um conjunto de recursos para apoiar as comunidades educativas na utilização de metodologias de ensino a distância, entre várias outras ferramentas e informações.

O novo site pode ser encontrado e explorado aqui: http://apoioescolas.dge.mec.pt.

Leia também...

Escolas de Ferreira do Zêzere vão ter novos laboratórios já a partir do próximo ano lectivo

A DGESTE entregou formalmente esta sexta-feira, 12 de Abril, o protocolo de colaboração promovido pelo Município de Ferreira do Zêzere com a Direção-Geral dos…

VÍDEO | Cientistas de ‘palmo e meio’ apresentam projectos de investigação escolar num congresso em Alcanede

Cerca de quinhentos congressistas apresentaram e debateram projectos por si desenvolvidos esta terça-feira, 8 de Outubro, no congresso “cientistas de palmo e meio”, em…

Câmara de Santarém apresenta Maleta Pedagógica “À descoberta de Santarém” no Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais

A Câmara de Santarém apresentou em Cascais, uma das suas ofertas educativas mais inovadoras – a Maleta Pedagógica “À descoberta de Santarém”, elaborada pelo…

‘Crianças abraçam Economia Circular’ em Santarém com recolha de meia tonelada de rolhas

O Projecto de Educação Ambiental “Do Montado à Rolha” do Município de Santarém direccionada às Escolas do Ensino Básico, recolheu cerca de meia tonelada…