O primeiro centro de cycling do Ribatejo foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 10 de Fevereiro, no Arripiado, concelho da Chamusca, numa cerimónia que contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR).

Esta infraestrutura, também conhecida como Centro de BTT do Arripiado, é a primeira de 11 a ser inaugurada pela ERTAR, que pretende ter com o projecto “Cycling Alentejo e Ribatejo” cerca de 3500 quilómetros de trilhos dedicados a este desporto, desde o Arripiado até Almodôvar e Ourique.

A região do Ribatejo vai receber duas infraestruturas deste tipo, estando a segunda projectada para o concelho de Coruche.

Segundo Ceia da Silva, este projecto pretende dinamizar o turismo associado a esta prática desportiva e aos praticantes de desportos da natureza.

O espaço escolhido para acolher a “Bike Station” foi a antiga escola primária da aldeia ribeirinha. O equipamento oferece um total de 20 camas, uma zona de lavagem de bicicletas, uma oficina com ferramentas para pequenas reparações, balneários para duches e WC’s, e ainda uma zona de apoio para convívio e refeições, sendo gerida futuramente pela União Cultural e Desportiva Arripiadense (UCDA) que também marcou os percurso e trilhos na zona.

A Câmara Municipal da Chamusca investiu cerca de 60 mil euros em obras de adaptação do espaço, sendo que 24.357,04 euros, foram financiados a 90% aprovados numa candidatura. Uma verba de 35.654,68 euros foi investida directamente pela autarquia para fornecimento e montagem de rampa, revestimento de muros, adaptação de espaço para receber as Bikestation, conservação e requalificação de pintura do edifício de BTT e do edifício de apoio e muros do Arripiado.

Paulo Queimado, presidente da Câmara da Chamusca, refere que o retorno do investimento feito no equipamento é o mais importante neste projecto.

A candidatura para a dinamização dos percursos de cycling e de walking no Alentejo e Ribatejo foi apresentada em conjunto pela ERTAR e pelos municípios, num investimento global a rondar os 691 mil euros.

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, diz que é preciso fazer mais e melhor e para isso é necessário haver mais recursos para valorizar os territórios.

Leia também...

Pulseira electrónica para homem suspeito de violência doméstica

Um homem de 62 anos de idade foi detido pela GNR, no…

Comissão Municipal de Protecção Civil e Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios realizam reunião de prevenção em Santarém

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Santarém e a Comissão Municipal…

Dia da Mulher: “Faria muito mais sentido criarem-se quotas para jovens do que para mulheres”

Beatriz Martins Ainda faz sentido celebrar o Dia da Mulher? O Dia…

Detido por agressões ao longo de 16 anos sobre a companheira

Um homem de 46 anos foi detido pela GNR esta terça-feira, 15…