É no Eco Parque do Relvão que, desde 1996, são recepcionadas e tratadas as cerca de 90 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, produzidos pelos 209.587 habitantes dos concelhos de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e VN da Barquinha.

Diamantino Duarte, natural de Santarém, está na liderança da Resitejo quase desde o seu início. O gestor ainda é do tempo em que o tratamento de resíduos em Portugal era inexistente e a recolha era feita de carroça.

Muito caminho falta percorrer, mas muito já foi trilhado também, como refere o responsável que explica quais os projectos que a Resitejo está a desenvolver para diminuir a pegada ecológica da região.

Leia a entrevista completa ao administrador da Resitejo na edição de 5 de Junho já nas bancas.

Leia também...

Ministro do Ambiente deve exigir explicações a homóloga espanhola por poluição no Tejo

O proTEJO considerou que o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, deve exigir explicações à sua homóloga espanhola devido à poluição…

Abrantes disponível para liderar candidatura do Tejo a Património da Humanidade

Foto: CM Abrantes O município de Abrantes disponibilizou-se para liderar um processo de candidatura para que o rio Tejo venha a ser considerado Património…

Organizações ambientalistas avançam com iniciativa legislativa para proteção de denunciantes

Duas dezenas de organizações ambientalistas lançaram hoje uma subscrição para uma alteração legislativa que visa conferir uma maior proteção aos cidadãos denunciantes de crimes…

Estreia de curta metragem ‘Boquilobo. Reserva de Futuro’

O Município de Torres Novas associou-se ao Dia Mundial das Zonas Húmidas, no passado dia 2 de Fevereiro, estreando online a curta metragem documental…