É no Eco Parque do Relvão que, desde 1996, são recepcionadas e tratadas as cerca de 90 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, produzidos pelos 209.587 habitantes dos concelhos de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Santarém, Tomar, Torres Novas e VN da Barquinha.

Diamantino Duarte, natural de Santarém, está na liderança da Resitejo quase desde o seu início. O gestor ainda é do tempo em que o tratamento de resíduos em Portugal era inexistente e a recolha era feita de carroça.

Muito caminho falta percorrer, mas muito já foi trilhado também, como refere o responsável que explica quais os projectos que a Resitejo está a desenvolver para diminuir a pegada ecológica da região.

Leia a entrevista completa ao administrador da Resitejo na edição de 5 de Junho já nas bancas.

Leia também...

Águas de Santarém obtém selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Prémio atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Sessão de sensibilização sobre a vespa asiática em Salvaterra de Magos

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos promove no dia 7 de Outubro, uma sessão de sensibilização sobre a Vespa Velutina, também conhecida como…

Águas de Santarém investe em sistema de telegestão

A empresa municipal Águas de Santarém abriu um concurso público para Implementação de Sistema de Telegestão no Sistema de Abastecimento de Água no Concelho…

Abertas candidaturas para constituição de sumidouros de CO2 em Santarém

A quinta edição do projecto Raízes da Sustentabilidade, promovido pela Câmara de Santarém, tem para entregar carvalhos e pinheiros mansos às famílias escalabitanas que…