Foto: Município de Vila de Rei

Sensibilizar para importância de pequenas ações diárias, como não desperdiçar e evitar a poluição de rios e ribeiras, foi o motivo que levou o Município de Vila de Rei a realizar no passado dia cinco de Setembro, uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Souto com as crianças do Programa Férias Desportivas.

Integrada no programa Bandeira Azul, a iniciativa visou “despertar a consciência dos mais novos sobre a importância da preservação ambiental e da gestão sustentável dos recursos hídricos”, refere o município em comunicado.

Durante a visita, os jovens exploraram “o fascinante processo de tratamento da água”, desde o momento em que a água residual chega à estação, até a sua devolução ao meio ambiente em perfeitas condições.

Com esta experiência, as crianças “puderam observar de perto cada etapa, compreendendo o trabalho fundamental que é feito para proteger os nossos ecossistemas”, destaca.

Ainda de acordo com a nota de imprensa, o município salienta que a visita guiada foi “uma verdadeira lição prática sobre o ciclo urbano da água” e que, através desta experiência, “reforça o seu compromisso com a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes e responsáveis, prontos a atuar como verdadeiros guardiões da água”, afirma.

Leia também...

IPMA explica fenómeno meteorológico em Fazendas de Almeirim

A vila de Fazendas de Almeirim e área circundante foram particularmente afectadas por um fenómeno meteorológico designado por downburst, segundo o Instituto Português do…

Praia Fluvial do Sorraia distinguida com Bandeira Azul

Inaugurada a 9 de julho de 2021, a Praia Fluvial do Sorraia foi ontem, 27 de Abril, distinguida com o galardão Bandeira Azul.  A…

proTEJO apresenta recurso hierárquico contra solução Montijo

O proTEJO – Movimento pelo Tejo interpôs um recurso hierárquico ao ministro do Ambiente da decisão favorável condicionada relativa à Declaração de Impacte Ambiental…

ZERO considera erro conversão da Central do Pego “para queimar biomassa”

A associação de defesa do ambiente ZERO considerou “um erro” a conversão da central termoeléctrica do Pego numa unidade “para queimar biomassa”, sublinhando que…