Sensibilizar para importância de pequenas ações diárias, como não desperdiçar e evitar a poluição de rios e ribeiras, foi o motivo que levou o Município de Vila de Rei a realizar no passado dia cinco de Setembro, uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Souto com as crianças do Programa Férias Desportivas.
Integrada no programa Bandeira Azul, a iniciativa visou “despertar a consciência dos mais novos sobre a importância da preservação ambiental e da gestão sustentável dos recursos hídricos”, refere o município em comunicado.
Durante a visita, os jovens exploraram “o fascinante processo de tratamento da água”, desde o momento em que a água residual chega à estação, até a sua devolução ao meio ambiente em perfeitas condições.
Com esta experiência, as crianças “puderam observar de perto cada etapa, compreendendo o trabalho fundamental que é feito para proteger os nossos ecossistemas”, destaca.
Ainda de acordo com a nota de imprensa, o município salienta que a visita guiada foi “uma verdadeira lição prática sobre o ciclo urbano da água” e que, através desta experiência, “reforça o seu compromisso com a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes e responsáveis, prontos a atuar como verdadeiros guardiões da água”, afirma.