A Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou, com os votos da maioria PS e abstenção da oposição, um orçamento de 11,4 ME para 2022, mais 5,3 por cento relativamente ao anterior, tendo sido destacada uma diminuição da receita.

O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, afirma “existir uma diminuição significativa das receitas para o ano de 2022, resultado da pandemia e dos seus efeitos colaterais”, com o socialista Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, a dar como exemplo de constrangimentos financeiros o Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), cuja receita “baixou” em 2022 para 3,8 ME, “a mais baixa dos 13 concelhos da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo”, expondo a “complexidade” de “gerir três quadros comunitários”.

O documento do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2022 contempla as disponibilidades financeiras para candidaturas (a executar e em execução) de projetos de investimento do anterior quadro comunitário, onde se incluem a requalificação do Mercado Municipal e do Largo Infante Santo, a valorização da Igreja Matriz de Atalaia, a criação de Rotas e Percursos no Médio Tejo – Trilho panorâmico do Tejo, a requalificação do Jardim de Infância (JI) da Atalaia, a intervenção no Bloco C da Escola D. Maria II, a requalificação do JI/EB1 da Praia do Ribatejo e o projecto de eficiência energética nas Piscinas Municipais.

O documento destaca ainda uma aposta na Mobilidade Sustentável na Administração Pública, através da aquisição prevista de duas viaturas eléctricas e o projecto de uma ciclovia entre o concelho da Barquinha e o do Entroncamento.

No Orçamento são ainda salientadas as estratégias relativas às Áreas de Regeneração Urbana (ARU´s) e à Estratégia Local de Habitação (ELH), onde estão sinalizadas as situações de carência habitacional existentes, tendo sido celebrado um Acordo de Colaboração com o IRHU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) que prevê 4,4 ME de investimento até 2025 para garantir condições de habitação condignas.

É também dado destaque, “face à dinâmica do espaço empresarial CAIS e da zona industrial”, à importância de se “continuar com a candidatura à expansão deste espaço, assim como à implementação da Área de Acolhimento Empresarial para a Inovação 4.0”.

Assim, e no que diz respeito às grandes opções do plano em 2022, as Funções Sociais arrecadam a maior fatia do bolo (49,10 por cento), através dos sectores da Educação (443 mil euros), Saúde (178 mil euros), Segurança e Ação Social (135 mil euros), Habitação e Serviços Colectivos (1,3 ME) e Serviços Culturais, Recreativos e Religiosos (1,2 ME).

As Funções Económicas absorvem o segundo maior investimento (21,55 por cento), através da Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Caça e Pesca (230 mil euros), Indústria e Energia (630 mil euros), Transportes e Comunicações (461 mil euros) e Comércio e Turismo (120 mil euros).

Relativamente à política fiscal, aprovada pela maioria PS, seguindo “um princípio que é o da estabilidade dos impostos”, o município de Vila Nova da Barquinha fixou o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,32 por cento sobre prédios urbanos (intervalo de fixação pelas autarquias entre 0,3 por cento e 0,45 por cento), com uma majoração de 30 por cento no caso dos prédios degradados, devolutos e em ruínas, e mantém a redução no IMI para agregados familiares consoante o número de dependentes a seu cargo.

Quanto ao Imposto sobre Pessoas Singulares (IRS) para o ano de 2022, mantém-se a taxa de participação de 0,5 por cento.

Já na Derrama (o único ponto a merecer aprovação unânime da Assembleia Municipal), mantém-se a isenção a aplicar às empresas com sede social no concelho com volume de negócios até 150 mil euros, enquanto para as que não têm sede no concelho mantém-se um imposto de 1,5 por cento sobre o lucro tributável.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…