O vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016, da região Tejo, produzido pela Quinta do Casal Branco, venceu o ‘Desafio de Lisboa’, que colocou, em prova cega, vinhos de Portugal e ícones europeus de França, Itália e Espanha, na 22ª edição do Encontro com Vinhos, que decorreu, no Centro de Congressos de Lisboa, de 6 a 8 de Novembro, tendo sido considerado “a grande surpresa da noite”.
Organizado pela Revista de Vinhos, a degustação contou com prestigiados sommeliers entre os jurados – como o italiano Paolo Basso, que se sagrou ‘Melhor Sommelier do Mundo de 2013’, no Japão – que pontuaram, numa escala de zero a 20 pontos, os vinhos em degustação, sem conhecimento antecipado da denominação de origem, casta e país.
“Em confronto directo com o Château Rieussec 2017, um reputado vinho francês de Sauternes, Falcoaria Colheita Tardia 2016 ganhou, por larga margem, o flight de vinhos de sobremesa”, segundo a mesma publicação.
Elaborado a partir das castas Viognier e Fernão Pires, Falcoaria Colheita Tardia 2016 resulta de óptimas condições de desenvolvimento do fungo Botrytis Cinérea, também conhecido por ‘podridão nobre’, decorrentes de pluviosidade acima da média ocorrida durante o mês de Setembro 2016. Colhidas bago a bago, as uvas sofreram prensagem directa em prensa vertical, sem desengace, com fermentação em cuba de inox, transitando para barricas de carvalho francês, no último terço da fermentação alcoólica.
O vinho, produzido pelos enólogos Joana Silva Lopes e Manuel Lobo de Vasconcellos, teve estágio de 24 meses em barricas usadas de carvalho francês. De enorme exuberância aromática, com notas de fruta como tangerina, figo e alperce desidratado, Falcoaria Colheita Tardia 2016 tem excelente estrutura e acidez viva na boca, surpreendendo com um final fresco e persistente.
Engarrafado em Julho de 2021, Falcoaria Colheita Tardia 2016 está disponível para compra via loja física ou online da Quinta do Casal Branco.