O vinho Falcoaria Colheita Tardia 2016, da região Tejo, produzido pela Quinta do Casal Branco, venceu o ‘Desafio de Lisboa’, que colocou, em prova cega, vinhos de Portugal e ícones europeus de França, Itália e Espanha, na 22ª edição do Encontro com Vinhos, que decorreu, no Centro de Congressos de Lisboa, de 6 a 8 de Novembro, tendo sido considerado “a grande surpresa da noite”.

Organizado pela Revista de Vinhos, a degustação contou com prestigiados sommeliers entre os jurados – como o italiano Paolo Basso, que se sagrou ‘Melhor Sommelier do Mundo de 2013’, no Japão – que pontuaram, numa escala de zero a 20 pontos, os vinhos em degustação, sem conhecimento antecipado da denominação de origem, casta e país.

“Em confronto directo com o Château Rieussec 2017, um reputado vinho francês de Sauternes, Falcoaria Colheita Tardia 2016 ganhou, por larga margem, o flight de vinhos de sobremesa”, segundo a mesma publicação.

Elaborado a partir das castas Viognier e Fernão Pires, Falcoaria Colheita Tardia 2016 resulta de óptimas condições de desenvolvimento do fungo Botrytis Cinérea, também conhecido por ‘podridão nobre’, decorrentes de pluviosidade acima da média ocorrida durante o mês de Setembro 2016. Colhidas bago a bago, as uvas sofreram prensagem directa em prensa vertical, sem desengace, com fermentação em cuba de inox, transitando para barricas de carvalho francês, no último terço da fermentação alcoólica.

O vinho, produzido pelos enólogos Joana Silva Lopes e Manuel Lobo de Vasconcellos, teve estágio de 24 meses em barricas usadas de carvalho francês. De enorme exuberância aromática, com notas de fruta como tangerina, figo e alperce desidratado, Falcoaria Colheita Tardia 2016 tem excelente estrutura e acidez viva na boca, surpreendendo com um final fresco e persistente.

Engarrafado em Julho de 2021, Falcoaria Colheita Tardia 2016 está disponível para compra via loja física ou online da Quinta do Casal Branco.

Leia também...

Agribusiness 2019 recebe número recorde de compradores internacionais

Nunca o Agribusiness, evento dedicado à promoção dos produtos do Ribatejo, reuniu,…

Quase uma centena de empresas do distrito de Santarém distinguidas como PME Excelência 2018

91 empresas do distrito de Santarém foram distinguidas na passada quarta-feira, 17…

NERSANT Business já conta com 809 reuniões virtuais agendadas

Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo em formato online de 2 a…

VÍDEO | W Shopping assinala 17 anos de vida

Foi ao som do saxofone de Pedro Santos Rosa que hoje o…