Certos da sua qualidade e do seu potencial, os Vinhos do Tejo estão apostados em reforçar a presença em restaurantes, lojas da especialidade e garrafeiras, podendo ser apresentados com mais detalhe a quem os consome.
É com o objectivo de dotar os profissionais que o fazem com as ferramentas ideais, que passam pela formação sobre a região, seus vinhos e harmonizações, que a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) promove as iniciativas ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ e ‘Tejo Academia’.
Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo
O ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ é uma iniciativa conjunta da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, que chega agora à 10.ª edição e que tem como objectivo promover os Vinhos do Tejo certificados e aumentar a sua oferta nas cartas vínicas, ao mesmo tempo que premeia e divulga os restaurantes, através das harmonizações entre os seus pratos e os néctares desta região vitivinícola.
Criado em 2010, começou por ser um concurso de âmbito regional, passando, em 2012, a contemplar os restaurantes de lés-a-lés de Portugal, incluindo as ilhas dos Açores e da Madeira. Esta mudança contribuiu para o seu crescimento, quer em qualidade, quer em quantidade no que diz respeito ao número de restaurantes participantes. O ‘Tejo Gourmet’ está assim aberto à participação de todos os restaurantes nacionais.
As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Novembro. Regulamento, ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site e e-mail da Confraria: www.confrariadotejo.pt, confraria.enofila.tejo@gmail.com. Para participar, cada restaurante tem de criar um menu vínico, composto por entrada, prato principal, sobremesa e respectiva harmonização, feita, em exclusivo com Vinhos do Tejo certificados – têm que ter selo de garantia de qualidade DO doTejo ou IG Tejo. O menu deve ser submetido até dia 10 de Dezembro, e estar à disposição dos clientes entre os dias 01 de Fevereiro e 15 de Março de 2022, período em que os restaurantes concorrentes vão ser visitados pelo júri do Concurso, composto por quatro elementos.
O Tejo Gourmet premeia ‘O Melhor Restaurante’ em absoluto, do Concurso, assim como as categorias: ‘Melhor Entrada’; ‘Melhor Prato Principal’; ‘Melhor Sobremesa’; ‘Melhor Carta de Vinhos’; ‘Melhor Promoção’; ‘Restaurante Revelação’; ‘Melhor Casa de Petiscos’; ‘Melhor Cozinha Tradicional’; ‘Melhor Cozinha de Autor’; e ‘Melhor Cozinha Internacional’. São ainda entregues diplomas de prata e de ouro. O anúncio e entrega dos prémios acontecem por ocasião da ‘Gala Vinhos do Tejo’.
Tejo Academia
Promovido pela CVR Tejo e pela Confraria, a iniciativa ‘Tejo Academia’ nasceu em 2020 para potenciar a presença dos vinhos da região na restauração local. Pretende-se que os participantes do ‘Tejo Academia’ adquiram ainda mais conhecimentos sobre a região dos Vinhos do Tejo; conheçam melhor os vinhos que ali se produzem; falem sobre serviço de vinhos – como elaborar uma boa carta de vinhos, como apresentá-los ao cliente e como servir –; e explorem a vertente enogastronómica, com dicas de confecção, empratamento e harmonizações possíveis. Estes, entre outros temas, são “leccionados” por dois técnicos especializados: o sommelier Rodolfo Tristão, nos vinhos, e o chefe Pedro Sommer, na gastronomia. No final de cada sessão, há sempre uma prova de Vinhos do Tejo.
Em regime bienal, o Tejo Academia inclui duas provas, uma teórica e uma prática, aferindo quais os restaurantes que mais apre(e)nderam e puseram em prática as ferramentas de que foram dotadas, sendo-lhes atribuída a distinção de ‘Melhor’ em diversas categorias e eleito o grande vencedor da iniciativa. Os resultados da primeira edição foram divulgados no passado dia 16 de Outubro, durante a Gala Tejo e o restaurante Oh!Vargas sagrou-se o grande vencedor.
Em virtude do bom acolhimento, o Tejo Academia passou do nome de um evento para ser a marca umbrella das várias acções de formação promovidas pela CVR Tejo. Assim, este mês estão a decorrer duas sessões de formação, uma em Almeirim, no dia 15, e outra em Santarém, no dia 22 de Novembro. Direccionadas a sommeliers e compradores de restaurantes e garrafeiras de Lisboa, estão também a ser promovidos workshops temáticos: depois de um dedicado a vinhos para sobremesas, segue-se, ainda este ano, um com vinhos de Fernão Pires do Tejo. Para o próximo ano estão já delineados mais quatro Castelão do Tejo; os Três Terroirs do Tejo; vinhos da Tejo Wine Route 118 e Vinhos do Tejo em blind taste.