Vinte e cinco iniciativas assinalam este ano o 25.º aniversário da elevação de Fátima a cidade, num programa da Junta de Freguesia que inclui música, etnografia, conferências, concursos ou gastronomia.
“A comemoração dos 25 anos conta com 25 actividades para as quais pedimos a colaboração das associações, Conservatório, Escola de Hotelaria e outras entidades”, disse à agência Lusa o presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima, José Manuel Poças das Neves.
Segundo Poças das Neves, há iniciativas que vão também ter a colaboração de freguesias vizinhas de Fátima, incluindo de outros concelhos que não Ourém.
“Quando for o desfile etnográfico, vamos ter pessoas da Loureira [concelho de Leiria] com pasteleiras [bicicletas]. No dia dedicado à família vai haver jogos inter-freguesias”, exemplificou o autarca.
O programa do 25.º aniversário arrancou no Carnaval, sem desfile devido à pandemia de covid-19, mas uma “equipa de filmagens foi de escola em escola, de instituição em instituição, gravar e registar os momentos de folia e festejos carnavalescos”, que tiveram como tema “A Cidade de Fátima”, lê-se no ‘site’ https://cidadefatima.com, agora lançado.
As gravações vão dar origem a um filme que será entregue a cada entidade participante.
De acordo com o programa anunciado na terça-feira, este mês arranca o concurso de fotografia dedicado ao património e em abril haverá “Histórias com Rodas”, com a Biblioteca Itinerante da Batalha e a Biblioteca Municipal de Ourém.
Já em maio está marcada, por exemplo, a iniciativa “Limpar Fátima”, num mês em que começam, igualmente, as conferências que projetam os 50 anos da cidade-santuário.
Em junho, há música com o Festival da Paz e presenças confirmadas de Toy, D.A.M.A. e Anjos, e o Festival de Música de Fátima, com oito concertos.
No dia em que Fátima, no distrito de Santarém, celebra os 25 anos de elevação a cidade, em 12 de julho, além da sessão solene, são lançados o hino de Fátima e a revista de estudos regionais de Fátima, “AL-KHATIMA” (nome árabe que deu origem a Fátima).
“Neste dia vão ser plantadas 25 árvores em homenagem a 25 personalidades de Fátima que já morreram”, explicou Poças das Neves, referindo que a população de Fátima está a contribuir na escolha das personalidades.
Neste mês, haverá ainda uma sardinhada e a festa da família.
Setembro reserva mais música, com o concerto “25 Anos Cidade”, estando agendados, entre outras atividades, o festival de folclore e o desfile etnográfico.
Jantar temático, mercado de produtos locais, caminhada pela Paz, encontro de autores regionais, Fátima trail, concurso literário e um festival de esculturas contam-se no programa comemorativo, sendo que estas duas últimas iniciativas vão prolongar-se para 2023.
“Queremos mostrar que temos muita cultura em Fátima que nunca foi aproveitada pela Câmara Municipal, independentemente do partido que a liderou”, acrescentou o presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima.
O presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Humberto Silva, adiantou na terça-feira que as comemorações têm o apoio institucional da Câmara de Ourém e enumerou as parcerias com diversas entidades, como escolas, Santuário de Fátima ou Associação Empresarial Ourém-Fátima.
“Ao longo deste ano de 2022, esperamos, e estamos certos disso, unir todos os fatimenses, os ourienses, os nossos vizinhos, bem como os milhões de visitantes e peregrinos que anualmente nos visitam, em torno destas iniciativas que comemoram as bodas de prata da cidade, a cidade da Paz”, afirmou Humberto Silva.