A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, na cidade do Cartaxo, acolhe desde este sábado, 12 de Outubro, as fotografias que testemunham o percurso do fotógrafo ribatejano Vítor Neno.

Neno passou os últimos 25 anos a fixar em imagens a vida dos outros – de políticos a atletas, de actores e actrizes, a bandas que integram a história da música nacional, mas também de gente que traz no rosto a dureza do trabalho nos campos ribatejanos, que enverga com orgulho as cores dos trajes de campino, que faz do sorriso um gesto solidário e amigo.

Nas fotografias de Vítor Neno vivem sons de espectáculos intimistas, vivem passos de dança criados por coreógrafos e dançarinos contemporâneos, mas também vive o movimento das saias garridas dos ranchos folclóricos a rodopiar no palco ou dos gestos crus e destemidos dos fandanguistas ribatejanos a dançar ao despique.

O fotógrafo tem no seu portefólio imagens que contam a sua própria vida atrás da lente – as tardes de domingo passadas nos campos de futebol para registar aquele momento mágico em que a bola é mais rápida que o esforço do guarda-redes, as noites emotivas das jovens feitas rainhas na passerelle de Galas que homenageiam as Vindimas, as inúmeras horas a alinhar luzes e flashes em estúdios, para registar as linhas de objectos únicos, ou as centenas de músicas ouvidas junto aos palcos para registar o momento em que a luz e as sombras e o cantor se alinham, como por milagre, e criam a possibilidade da fotografia certa e irrepetível.

Leia também...

FOTOS | Marquês de Sá da Bandeira homenageado no 145º aniversário da sua morte

Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, foi homenageado esta quarta-feira, 6 de Janeiro, no dia em…

Eva Barbosa Mendonça expõe na Biblioteca Municipal de Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, em Almeirim, tem patente ao público uma exposição de pintura de Eva Barbosa Mendonça subordinada ao tema “Adversidade”.…

Bloco defende para Santarém redução tarifária dos transportes públicos, similar à das duas áreas metropolitanas [C/VÍDEO]

O bloco de esquerda defende que a redução de preços dos passes da CP seja alargada à região. Declarações do deputado eleito pelo círculo…

“Nada substitui a experiência e o contacto directo do público dentro do museu”

Em Março, Abril, Maio e Junho, o Museu Diocesano de Santarém teve uma quebra de 94% de visitantes. Durante o confinamento, os meios digitais…