A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, na cidade do Cartaxo, acolhe desde este sábado, 12 de Outubro, as fotografias que testemunham o percurso do fotógrafo ribatejano Vítor Neno.

Neno passou os últimos 25 anos a fixar em imagens a vida dos outros – de políticos a atletas, de actores e actrizes, a bandas que integram a história da música nacional, mas também de gente que traz no rosto a dureza do trabalho nos campos ribatejanos, que enverga com orgulho as cores dos trajes de campino, que faz do sorriso um gesto solidário e amigo.

Nas fotografias de Vítor Neno vivem sons de espectáculos intimistas, vivem passos de dança criados por coreógrafos e dançarinos contemporâneos, mas também vive o movimento das saias garridas dos ranchos folclóricos a rodopiar no palco ou dos gestos crus e destemidos dos fandanguistas ribatejanos a dançar ao despique.

O fotógrafo tem no seu portefólio imagens que contam a sua própria vida atrás da lente – as tardes de domingo passadas nos campos de futebol para registar aquele momento mágico em que a bola é mais rápida que o esforço do guarda-redes, as noites emotivas das jovens feitas rainhas na passerelle de Galas que homenageiam as Vindimas, as inúmeras horas a alinhar luzes e flashes em estúdios, para registar as linhas de objectos únicos, ou as centenas de músicas ouvidas junto aos palcos para registar o momento em que a luz e as sombras e o cantor se alinham, como por milagre, e criam a possibilidade da fotografia certa e irrepetível.

Leia também...

Livro inspirado na pandemia transmite “esperança num futuro melhor”

“Vírus, Perdigotos e Ajuntamentos” marca a estreia literária de Rui Duarte Coelho. O livro, editado pela ‘5livros’ foi apresentado na passada sexta-feira, 15 de…

Ourém recebe espólio bibliográfico do professor José da Silva Lopes

A Câmara de Ourém aprovou o protocolo de doação do espólio bibliográfico do professor José da Silva Lopes, “um catálogo bastante vasto com mais…

Dia da Mulher: “Os princípios que aprendi com o meu pai foram fundamentais”

Rosário Cordeiro Ainda faz sentido celebrar o Dia da Mulher? O Dia Internacional da Mulher celebra-se a 8 de Março, desde 1977, proclamado pelas…

Um ferido grave em acidente com motociclo

Uma pessoa ficou ferida com gravidade esta sexta-feira, 30 de Agosto, numa colisão entre uma viatura ligeira e um motociclo, ocorrida na zona industrial…